Órgão de Gestão do GAL Oeste Costeiro decidiu na Lourinhã reforçar avisos públicos
- Categoria: Oeste
- 12/06/2025 23:20
Os Paços do Município da Lourinhã acolheram esta quinta-feira a reunião do Órgão de Gestão do GAL Oeste Costeiro, onde foi decidido o reforço dos avisos de concurso do primeiro quadrimestre do ano passado. Numa publicação nas redes oficiais da ADEPE - Associação de Desenvolvimento de Peniche, que preside ao GAL Oeste Costeiro, a reunião serviu também para apreciar e deliberar as candidaturas submetidas aos avisos de concurso do segundo quadrimestre de 2024.
Segundo a instituição oestina, foram abertos quatro avisos em modalidade de concurso e um por convite com uma dotação global de 1.510.795 euros, tendo sido apresentadas 41 candidaturas, para um investimento total proposto de 4.228.998,47 euros e um apoio público solicitado de 3.185.984,19 euros.
“Este momento reforça o compromisso do GAL Oeste Costeiro com o desenvolvimento sustentável, a valorização do território costeiro e o apoio a projectos com impacto económico, social e ambiental”, frisa o Órgão de Gestão. Acrescenta ainda que já foram aprovadas 12 candidaturas no âmbito do primeiro quadrimestre de 2024, com um apoio público de aproximadamente 900.000 euros. “Estes números reflectem o dinamismo do tecido local e o papel central do GAL Oeste Costeiro no estímulo à economia, ao empreendedorismo e à coesão territorial”, destaca ainda o comunicado. Novos resultados serão comunicados após a fase de decisão das candidaturas submetidas no segundo quadrimestre. As candidaturas aprovadas inserem-se nos avisos lançados pelo GAL Oeste Costeiro e abrangeram três áreas distintas: preservação e promoção da biodiversidade, património e cultura marítima; promoção do empreendedorismo no sector do turismo costeiro e marítimo; e capacitação para a literacia marítima. Segundo a ADEPE, as candidaturas enquadram-se em avisos destinados a promover a inovação nos processos e produtos da economia azul, bem como a preservação e promoção da biodiversidade e da cultura marítima da região.
Através da mobilização de fundos e de uma articulação próxima com as autarquias, associações e empresas locais, o GAL reafirma o seu compromisso com a valorização dos recursos locais, a sustentabilidade ambiental e social e o fortalecimento das redes locais e costeiras.
Recorde-se que o Órgão de Gestão do GAL Oeste Costeiro é constituído por três entidades: a ADEPE (entidade gestora), a LeaderOeste, a Ecocoast (que reúne apenas os Municípios da Lourinhã e Torres Vedras). O GAL Oeste Costeiro tem como objectivo apoiar as comunidades locais na dinamização das zonas costeiras e na valorização dos recursos do mar e das actividades da Economia do Mar. A actual Estratégia de Desenvolvimento Local, com financiamento enquadrado no programa MAR2030, visa continuar a fomentar projectos inovadores e sustentáveis, capazes de gerar emprego e consolidar a identidade marítima da região. Abrange todas as freguesias costeiras de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras.
Texto: ALVORADA com comunicado e fotografia da ADEPE