Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista ligeira descida de casos activos com recuperação de mais doentes

Covid 19 7

A região Oeste registou nas últimas 24 horas mais doentes recuperados que novos infectados. Há uma descida de casos activos para 150 (menos dois) com doentes sinalizados em Caldas da Rainha, Lourinhã e Cadaval. As recuperações ocorreram em Alenquer (quatro) e Alcobaça (1).

O boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste revela que se registaram até agora 373 (mais quatro) casos da Covid-19 na região, sendo que 213 (mais cinco) doentes recuperaram e 10 perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 150 doentes: Alenquer (77), Torres Vedras (16), Caldas da Rainha (15), Lourinhã (8), Bombarral (7), Alcobaça (6), Sobral de Monte Agraço (6), Arruda dos Vinhos (5), Cadaval (5), Nazaré (3) e Peniche (2). O concelho de Óbidos é o único sem munícipes infectados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a edilidade revelou que há oito (mais um) casos activos. De acordo com a autarquia há 10 (inalterado) doentes recuperados, não há pessoas (inalterado) em vigilância passiva, 58 (inalterado) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), nove (inalterado) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 67 (inalterado) em isolamento. Não há ninguém a aguardar o resultado das análises laboratoriais e foram emitidos 90 (mais 12) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 18 (mais um) casos confirmados. Não é revelada a localização dos casos positivos por freguesias.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem 16 (inalterado) casos activos, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 62 casos confirmados, dos quais 46 são doentes que estão recuperados. Os casos suspeitos são agora 20 (mais nove) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 83 (menos 39) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (6); Freiria (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (3); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (4); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral regista sete (inalterado) casos activos. Há quatro doentes que recuperaram e um óbito. O CDOS de Leiria revela que há 13 (mais cinco) pessoas em vigilância pelas autoridades. Foram registados até ao momento 12 casos do novo coronavírus. A autarquia está preocupada com um novo foco de infecção que surgiu na central fruteira ‘O Melro, no Sanguinhal, havendo a confirmação de 11 trabalhadores infectados por Covid-19, estando as autoridades de saúde a realizar testes a todos os 330 funcionários. A edilidade revelou que a repercussão desta cadeia de transmissão terá incidência dos concelhos vizinhos, nomeadamente no Cadaval e na Lourinhã. Amanhã de manhã reunirá a Comissão Municipal de Protecção Civil e o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, dará uma conferência de imprensa às 13h00.

A Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, revela que tem dois (inalterado) casos activos no concelho. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche e de Atouguia da Baleia. Recorde-se que foi neste município que se registou o primeiro óbito na região Oeste. O número de pessoas em quarentena é agora 133 (mais nove), há nove (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que estão 10 (mais uma) pessoas em vigilância. A fábrica de conservas ESIP informou hoje que tem 300 trabalhadores em quarentena, devido aos dois casos confirmados de infecção entre os 850 funcionários, dos quais 150 devem retornar ao trabalho até dia 8.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que não se registaram casos positivos nas últimas 24 horas e há quatro doentes recuperados. Há agora 77 casos activos. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 48 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; oito na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, cinco na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, cinco na União de Freguesias de Alenquer, três na Freguesia de Ota e três nas restantes freguesias do concelho. Já foram registados 132 casos, 55 doentes recuperados e nenhum óbito.

O concelho do Cadaval regista agora cinco casos (mais um) e nove (inalterado) doentes recuperados. A contabilidade regista 14 casos confirmados nesta pandemia.

O concelho de Alcobaça regista seis (menos um) doentes infectados. Há 35 (mais um) doentes recuperados e dois óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 26 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua com três casos activos. Segundo a autarquia, os testes às cinco pessoas mesmo agregado familiar que se encontravam sob vigilância activa deram resultado negativo para novo coronavírus SARS-CoV-2. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que há dois (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem cinco (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e 10 (inalterado) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço tem seis (inalterado) casos positivos e a recuperação de três doentes (inalterado). A autarquia revela hoje no boletim da situação epidemiológica que há 62 (menos 26) pessoas que estão em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 14 (menos uma) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 76 (menos 27) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora nove (inalterado) casos.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista 15 (mais um) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 47 (mais um) casos confirmados, 29 (inalterado) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 31 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos continua sem nenhum caso activo. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que nenhuma (inalterado) pessoa está em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA