Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PCP continua a reclamar a construção de um novo hospital na região Oeste

CETEMARES PENICHE 5 JUNHO 2

O PCP voltou a defender a construção de um novo hospital no sul do distrito de Leiria, sem que tal signifique o encerramento dos hospitais das Caldas da Rainha e de Peniche, unidades públicas que integram o CHO - Centro Hospitalar do Oeste. Esta proposta consta nas conclusões finais das Jornadas de Trabalho no Distrito de Leiria que contaram com os deputados comunistas no Parlamento Europeu, João Ferreira e Sandra Pereira. Realizadas ao longo de dois dias, nos passados dias 5 e 6, os dois eurodeputados percorreram os concelhos de Peniche, Caldas da Rainha, Nazaré, Pombal, Leiria e Marinha Grande, Peniche num intenso programa que envolveu duas dezenas de reuniões, contactos, diálogos, encontros e iniciativas.

Ainda na área da saúde, é defendido, no comunicado enviado ao ALVORADA, o investimento no reforço da rede de cuidados primários de saúde, que, como foi transmitido ao PCP, “foi fundamental para um acompanhamento e prevenção de proximidade à propagação do coronavírus”. É também sublinhada a necessidade de contratação de mais médicos e enfermeiros, e da valorização salarial dos trabalhadores do SNS – Serviço Nacional de Saúde, com destaque para os enfermeiros e auxiliares, após reunião mantida com profissionais dos hospitais do Oeste e de Leiria e de Centros de Saúde.

Entre as visitas no âmbito deste périplo constou a passagem, em Peniche, pelo Porto de Pesca e, ainda, pelo CETEMARES - Centro de Investigação e reunião com a presidência do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, “onde é visível a articulação da ciência com os interesses da comunidade e da economia local (nomeadamente na área da economia do mar) e onde o Instituto Politécnico de Leiria tomou a decisão de pôr em funcionamento um laboratório de análise de Testes Covid, numa demonstração clara da importância das instituições públicas do ensino superior e investigação científica na resposta ao interesse nacional e das populações”.

O PCP alerta também para a muito complexa situação de milhares de micro, pequenos e médios empresários da região, “cuja parte significativa não teve acesso às medidas implementadas pelo Governo, com foi relatado por várias associações comerciais”, chamando a atenção para a situação do comércio local. Os eurodeputados comunistas destacaram a necessidade de medidas específicas de apoio e estímulo aos pescadores e agricultores, bem como de estratégias de promoção do princípio “consumir local, produzir local”, nomeadamente de promoção do consumo nos mercados municipais, comércio local e estruturas cooperativas.

Os problemas, questões, aspirações e reivindicações recolhidas nesta jornada de trabalho dos eurodeputados do PCP no distrito de Leiria serão agora alvo da intervenção institucional do partido na Assembleia da República e no Parlamento Europeu, bem como no plano autárquico, “seja para denunciar situações, mobilizar apoios ou pressionar políticas que enfrentem os complexos problemas existentes”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados