Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

COVID-19: Oeste regista nove novos doentes e apenas cinco recuperaram nas últimas 24 horas

Covid 19 7

São nove os novos casos positivos na região Oeste registados nas últimas 24 horas e cinco doentes recuperaram neste período. Os novos casos registaram-se nos concelhos de Caldas da Rainha (4), Alenquer (4) e Torres Vedras (1). Os quatro doentes recuperados pertencem aos concelhos de Torres Vedras (3) e Caldas da Rainha (1).

O boletim diário da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste revela que se registaram até agora 439 casos da Covid-19 na região, sendo que 232 (mais quatro) doentes recuperaram e 11 (inalterado) perderam a vida.

Assim, o relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 196 doentes: Alenquer (85), Caldas da Rainha (30), Alcobaça (16), Torres Vedras (14), Bombarral (13), Lourinhã (10), Peniche (9) Sobral de Monte Agraço (6), Arruda dos Vinhos (6), Cadaval (4), Nazaré (2) e Óbidos (1).

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Quanto ao concelho da Lourinhã, a autarquia não tinha ainda revelado o boletim do Controlo da Situação Epidemiológica nas últimas 24 horas no concelho. Mas, segundo a OesteCIM, mantém-se inalterado o número de 10 casos positivos. Ao dia de ontem não havia pessoas em vigilância passiva (inalterado), estavam 41 (menos duas) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 12 (menos uma) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 53 (menos três) em isolamento. Não havia ninguém a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 99 (mais nove) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 20 casos confirmados. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que registou menos três casos activos e mais uma infecção. Há agora 14 doentes que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 65 casos confirmados (mais um), dos quais 50 (mais três) são doentes que estão recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, um óbito a lamentar. Os casos suspeitos são agora seis (menos três) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 85 (menos cinco) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (4); Freiria (1); União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira (2); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (4); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1); Silveira (1); e Ventosa (1).

O concelho do Bombarral regista 13 (inalterado) casos activos. Há quatro doentes que recuperaram e o registo de um óbito. O CDOS de Leiria revela que há 25 (menos cinco) pessoas em vigilância pelas autoridades. Foram registados até ao momento 18 casos do novo coronavírus.

A Câmara Municipal de Peniche, que reporta a situação epidemiológica, revela que tem nove (inalterado) casos activos no concelho. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (4), Atouguia da Baleia (2) e Ferrel (3). Recorde-se que foi neste município que se registou o primeiro óbito na região Oeste. O número de pessoas em quarentena é de 116 (inalterado), há nove (inalterado) doentes que recuperaram. O CDOS de Leiria refere que estão 29 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou mais quatro casos positivos. Há agora, no concelho, 85 casos activos, continuando a ser, entre os municípios do Oeste, o que regista o valor mais alto. O número de doentes recuperados é 63 (inalterado). Segundo a autarquia, os novos casos pertencem à União de Freguesias de Carregado e Cadafais e respeitam a duas pessoas infectadas em contexto profissional num município vizinho, que acabaram por infectar o seu agregado familiar. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 54 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; cinco na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, 10 na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, cinco na União de Freguesias de Alenquer, cinco na Freguesia de Carnota, três na Freguesia de Ota e três nas restantes freguesias do concelho. Já foram registados 148 casos e nenhum óbito.

O concelho do Cadaval regista quatro casos (inalterado) e 10 (inalterado) doentes recuperados. A contabilidade regista 14 casos confirmados desta pandemia.

O concelho de Alcobaça regista 16 (inalterado) doentes infectados. Há 37 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos. O CDOS de Leiria revela que há 41 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há dois (inalterado) casos activos. Na estatística registam-se dois óbitos e um recuperado. O CDOS Leiria refere que há três (inalterado) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem seis (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e 11 (inalterado) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço continua com seis casos positivos e a recuperação de quatro doentes (inalterado). A autarquia revela hoje no boletim da situação epidemiológica que há 63 (menos duas) pessoas que estão em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 17 (inalterado) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 80 (menos duas) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora 10 (inalterado) casos.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista 30 (mais três) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 64 casos confirmados, 31 (mais um) recuperados e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 55 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmado um doente infectado. Registou-se a recuperação, até agora, de duas pessoas. O CDOS de Leiria revela que há 11 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA