Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste baixa casos activos para 300 com recuperação de 19 doentes e apenas seis novos infectados

Covid 19 7

A região Oeste baixou para 300 o número de casos activos.

Foram contabilizados mais seis doentes com a pandemia: Lourinhã (1), Torres Vedras (1), Caldas da Rainha (1) e Alcobaça (3). Há também a registar a recuperação de 19 doentes: Alenquer (12), Alcobaça (6) e Caldas da Rainha (1).

Registaram-se até agora 608 casos da Covid-19 na região, sendo que 294 doentes recuperaram e 14 pessoas perderam a vida.

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 300 doentes: Alenquer (73), Caldas da Rainha (60), Alcobaça (57), Bombarral (23), Peniche (22), Torres Vedras (17), Lourinhã (13), Óbidos (10), Arruda dos Vinhos (10), Sobral de Monte Agraço (8), Cadaval (5) e Nazaré (2).

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM refere que há 13 (mais um) casos activos no concelho da Lourinhã. O Município da Lourinhã ainda não revelou o boletim do Controlo da Situação Epidemiológica das últimas 24 horas. De acordo com os dados fornecidos pela Delegada de Saúde havia cinco (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 37 (mais duas) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 10 (inalterado) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 47 (mais duas) em isolamento. Não havia ninguém a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 113 (mais cinco) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 25 casos confirmados e 11 doentes curados. Há a lamentar um óbito. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que regista agora 17 (mais um) casos activos que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Foram, até ao momento, contabilizados 72 (mais um) casos confirmados, dos quais 54 (inalterado) são doentes que estão recuperados. Desde que a pandemia chegou ao concelho, há, infelizmente, um óbito a lamentar. Os casos suspeitos são agora 13 (menos cinco) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 39 (menos um) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (6); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (4); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (4); e Silveira (3).

O concelho do Bombarral regista 23 (inalterado) casos activos. Foram registados até ao momento 29 infectados com o novo coronavírus. O CDOS de Leiria revela que há 25 (mais três) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal de Peniche regista 22 (inalterado) casos activos no concelho. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (16), Atouguia da Baleia (3) e Ferrel (3). O número de pessoas em quarentena é agora 46 (mais duas), há 10 (inalterado) doentes que recuperaram e dois óbitos. O CDOS de Leiria refere que estão 51 (inalterado) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que registou mais dois casos activos no concelho nas últimas 24 horas, continuando a ser o que regista o valor mais alto na região Oeste de doentes contaminados com a Covid-19. Houve a recuperação de 12 doentes. Feitas as contas, são 73 doentes registados e 106 recuperados. Já foram declarados 179 casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 50 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; cinco na Freguesia de Ventosa, cinco na Freguesia de Carnota, seis na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres, cinco na Freguesia de Carnota, quatro na União de Freguesias de Alenquer, três na Freguesia de Ota e três nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval regista cinco casos (inalterado) activos e 11 (inalterado) doentes recuperados. A contabilidade regista 16 casos confirmados desta pandemia.

O concelho de Alcobaça regista 57 casos activos (menos três), fruto da recuperação de seis doentes, apesar de terem ocorrido mais três infectados. Há agora 44 (mais dois) doentes recuperados. O CDOS de Leiria revela que há 100 (mais nove) pessoas em vigilância pelas autoridades. Há também a assinalar três Óbidos (inalterado).

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há dois (inalterado) casos activos. Na estatística registam-se dois óbitos e um doente recuperado. O CDOS Leiria refere que há agora cinco (mais três) casos em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem 10 (inalterado) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito e 11 (inalterado) doentes recuperados.

O concelho de Sobral de Monte Agraço regista oito (inalterado) casos positivos. O boletim de ontem divulgado pela autarquia dá conta da recuperação de cinco doentes (inalterado), 38 (mais três) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 29 (mais cinco) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 67 (mais uma) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora 13 casos.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista 60 (inalterado) casos activos mas houve mais um caso e um doente recuperou da infecção. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 96 casos confirmados (mais um), 32 recuperados (mais um) e três óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 91 (menos 13) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados 10 (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de três (inalterado) pessoas. O CDOS de Leiria revela que há 15 (mais sete) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

A fase de mitigação da pandemia do Covid-19 que está em vigor corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta da Direcção-Geral da Saúde. Esta fase é activada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia activa.

Texto: ALVORADA