Campanha de sensibilização e ciência cidadã focada na conservação da vaca-ruiva
- Categoria: Oeste
- 26/06/2020 16:14
Arranca no próximo dia 1, quarta-feira, uma campanha de sensibilização e ciência cidadã focada na conservação da vaca-ruiva, um escaravelho da fauna da nossa região de que há muito pouca informação. Esta acção, que se irá prolongar durante o Verão, irá ser dinamizada nos concelhos da Lourinhã, Bombarral e Torres Vedras e enquadra-se num projecto à escala nacional - projecto vacaloura.pt - sendo o especialista em monitorização de aves selvagens, Hélder Cardoso o embaixador local do projecto.
Até final de Setembro, o vacaloura.pt em conjunto com várias organizações embaixadoras do projeto vão andar à procura delas. Os interessados em participar nesta iniciativa podem juntar-se a Hélder Cardoso (
A vaca-ruiva (Lucanus barbarossa) é um escaravelho com populações localizadas que pode ser avistado na sua fase adulta apenas entre Julho e Setembro. Este escaravelho da família dos Lucanídeos, apresenta tons muito escuros, mede entre 3 e 4,5 cm, e tem sido associado principalmente a zonas com azinheiras e carvalhos-cerquinho, sendo facilmente reconhecido pelas suas mandíbulas em forma de pinça.
As vacas-ruivas podem encontrar-se apenas na Península Ibérica, Sul de França e Norte de África. Em Portugal, esta espécie tem sido observada desde Bragança até à Península de Setúbal. Desde o início do projecto vacaloura.pt foram realizadas pouco mais de 100 observações, muito poucas em comparação com as restantes espécies foco do projecto.
Se vir uma vaca-ruiva, tire uma fotografia e efectue o registo do seu avistamento em www.vacaloura.pt/participar-avistamento/ ou entre em contacto direto com Hélder Cardoso (www.heldercardoso.com).
Fotografia: Direitos Reservados