Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: registo de novos casos activos no Oeste voltou a superar o número de doentes recuperados

Covid 19 7

O número de casos activos no Oeste subiu, nas últimas 24 horas, para 326, mais três. Há 16 novos doentes e 13 recuperada da infecção provocada pelo novo coronavírus.

Há 16 novos registos de infectados: Torres Vedras (7), Peniche (3), Sobral de Monte Agraço (2), Caldas da Rainha (2), Alcobaça (1) e Bombarral (1).

São agora 409 (mais 13) os doentes recuperados, tendo os casos sido reportados em Peniche (5), Alenquer (3), Bombarral (2), Caldas da Rainha (1), Torres Vedras (1), e Alcobaça (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 326 doentes: Alenquer (67), Caldas da Rainha (63), Alcobaça (53), Torres Vedras (47), Peniche (28), Bombarral (17), Lourinhã (10), Sobral de Monte Agraço (13), Arruda dos Vinhos (9), Cadaval (9), Óbidos (7) e Nazaré (1).

O número de óbitos continua a ser 20. O número total de casos confirmados até agora é de 755 (mais 16).

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã revelado pelo município ao ALVORADA, dava conta 10 casos activos (inalterado), de 23 (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 27 (menos cinco) pessoas em confinamento obrigatório/vigilância activa (seguidos pela Autoridade de Saúde), 18 (mais três) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos Médicos de Medicina Geral e Familiar) e 47 (menos duas) em isolamento. Ninguém estava a aguardar o resultado das análises laboratoriais e tinham sido emitidos 154 (mais sete) certificados de isolamento profiláctico. Até agora registaram-se no concelho 31 casos confirmados e 20 doentes curados. Há a lamentar um óbito. Os dados são fornecidos à autarquia pela Delegada de Saúde da Lourinhã que não especifica a distribuição por freguesia dos casos positivos.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras informa que tem 47 (mais seis) casos activos de doença COVID-19. Foram, até ao momento, contabilizados 114 (mais sete) casos confirmados, dos quais 65 (mais um) são doentes que estão recuperados. Há dois (inalterado) óbitos a registar. Os casos suspeitos são agora 21 (mais cinco) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 148 (mais 12) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas freguesias de: Santa Maria, São Pedro e Matacães (20); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (2); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (1); Ponte do Rol (1); São Pedro da Cadeira (10); União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (3); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (2); Freiria (1); Ventosa (2); e Silveira (5).

O concelho do Bombarral regista agora 17 (menos um) casos activos. Foram registados até ao momento 34 pessoas com o novo coronavírus. Há um novo doente infectado: trata-se de um adulto do sexo masculino residente no concelho e com relação directa com um caso positivo anteriormente identificado. De referir que o mesmo se encontra assintomático, já se encontrava em isolamento activo e assim continuará, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde. São agora 16 (mais duas) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar. O CDOS de Leiria revela que há cinco (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Peniche regista agora 28 (menos três) casos activos. Há 20 (mais cinco) doentes que recuperaram e três novos casos. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados nas freguesias de Peniche (18), Atouguia da Baleia (8) e Ferrel (2). O número de pessoas em quarentena é 96 (menos três). O CDOS de Leiria refere que estão 43 (mais uma) pessoas em vigilância.

A Câmara Municipal de Alenquer informa que tem agora 67 (menos três) casos activos. Continua a ser o concelho que regista o valor mais alto na região Oeste de doentes contaminados pela Covid-19. Há 136 (mais três) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 203 (inalterado) casos e nenhum óbito. Os doentes estão assim distribuídos pelo concelho: 39 na União de Freguesias de Carregado e Cadafais; sete na Freguesia de Ventosa; seis na Freguesia de Carnota; três na União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres; 11 na União de Freguesias de Alenquer; e quatro nas restantes freguesias do concelho.

O concelho do Cadaval regista oito (inalterado) casos activos. São 16 os pacientes recuperados. A contabilidade regista 24 casos confirmados desta pandemia.

O concelho de Alcobaça registou alterações nas últimas 24 horas com um novo doente. São 53 (inalterado) casos activos e 52 (mais um) recuperados. Há cinco óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 94 (inalterado) pessoas em vigilância pelas autoridades.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que continua apenas com um caso activo e dois (inalterado) doentes recuperados. Na estatística registam-se dois óbitos. O CDOS Leiria refere que estão quatro (mais duas) pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem nove (menos um) doentes infectados. A contabilidade regista um óbito (inalterado) e 12 (inalterado) doentes recuperados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, no último boletim divulgado pela autarquia dá conta de 13 (mais dois) casos activos, de 10 doentes recuperados (inalterado), 47 (menos 13) pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 20 (mais duas) pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 67 (menos 11) as pessoas em isolamento. Registaram-se até agora 24 casos confirmados (mais dois). Há ainda um óbito (inalterado).

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica conta agora com 63 (mais um) casos activos. Há três novos doente infectado. O concelho regista 52 (mais uma) pessoas recuperadas da infecção. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 119 (mais dois) casos confirmados e quatro óbitos (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 52 (mais seis) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados sete (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de sete pessoas (inalterado). O CDOS de Leiria revela que há 29 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

Texto: ALVORADA