Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Região Oeste com risco muito elevado à exposição de radiação ultravioleta

praia

A região Oeste apresenta hoje um nível muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, sendo por isso recomendadas medidas cautelares de exposição ao sol.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Para o dia de hoje são catorze distritos de Portugal continental que apresentam um risco extremo de exposição à radiação UV e o resto do país está com níveis muito elevados. Em risco extremo estão os distritos de Viana do Castelo, Braga Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Ainda no continente, os distritos de Aveiro, Leiria, Lisboa e Setúbal apresentam hoje níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

O cálculo da radiação UV é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia. Direitos Reservados