Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PS/Oeste: Carlos Bernardes reeleito líder da FRO e lourinhanense Catarina da Silva é presidente das Mulheres Socialistas

FRO Mulheres Socialistas

O torriense Carlos Bernardes foi reeleito para um segundo mandato de presidente da FRO - Federação Regional do Oeste do PS, enquanto que a lourinhanense Catarina da Silva foi eleita presidente da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos do Oeste. As eleições decorreram ontem nas várias secções da FRO distribuídas pelas concelhias de Lourinhã, Torres Vedras, Alenquer, Cadaval e Sobral de Monte Agraço. Foram também eleitos os delegados ao próximo Congresso Federativo do PS Oeste agendado para o 12 de Setembro no Cadaval,.

Segundo um comunicado da COC - Comissão Organizadora do Congresso, enviado ao ALVORADA, para as eleições dos órgãos da Federação Regional do Oeste do PS participaram nas eleições 53% de militantes com capacidade eleitoral, cerca de 160, reelegendo Carlos Bernardes - único candidato - com 96% dos votos e elegeram 86 delegados ao Congresso Federativo com 98% dos votos.

Para as eleições dos Órgãos da Estrutura Federativa das Mulheres Socialistas - Igualdade e Direitos do Oeste (EFMS-ID), participaram nas eleições 62% das eleitoras, elegendo Catarina da Silva com 88% dos votos a favor e foi também eleita a Comissão Política com 88% dos votos a favor. Cessa funções de presidente da Federação das Mulheres Socialistas, Filipa Santos, da concelhia de Alenquer, que ocupou o cargo nos dois últimos anos do mandato.

A recandidatura à estrutura que Carlos Bernardes liderou nos últimos dois anos tem como objectivo “afirmar o Oeste, dando prioridade aos domínios do desenvolvimento sustentável do território”, de acordo com a moção apresentada aos militantes. No documento, o também presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras elenca as prioridades para o mandato, entre as quais a defesa dos cuidados primários de saúde na região, para que todos os habitantes tenham médico de família, melhorias na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste e a construção de um novo hospital para a região. Na área das infraestruturas, destaca-se a requalificação da Estrada Nacional 8-2 (Torres Vedras/Lourinhã), a construção do Itinerário Complementar 11, a modernização da Linha Ferroviária do Oeste e a realização de estudos para criar um ramal da Linha do Oeste entre Malveira-Loures-Gare do Oriente (Lisboa). A construção de centros escolares, a instalação de um Observatório de Combate às Alterações Climáticas nas antigas instalações da Força Aérea na Serra do Montejunto e a atracção de turistas através do enoturismo e do património associado às Linhas de Torres são outros projectos que Carlos Bernardes defende para a região.

O próximo congresso socialista oestino vai decorrer com medidas especiais de participação face à pandemia de Covid-19, tendo sido escolhido para o efeito o Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa, na vila do Cadaval. A COC - Comissão Organizadora do Congresso é presidida por Brian Silva, também presidente da Comissão Política do PS Lourinhã, fazendo ainda parte Pedro Tomaz (Cadaval), Susana Forte e Sérgio André (Sobral Monte Agraço), Celso Carvalho (Torres Vedras), Catarina Granadas e Filipa Santos (Alenquer).

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados