Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Risco de incêndio com grau moderado a elevado na região Oeste

Floresta

Os concelhos da Lourinhã, Bombarral, Peniche, Óbidos e Nazaré são os únicos da região Oeste, e que integram um conjunto de 84 de todo o país, que estão hoje em risco moderado de incêndio.

Situação diferente do resto do país, segundo o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que coloca mais de 80 concelhos - entre os quais Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço - em risco máximo de incêndio. Quase todo o restante território de Portugal continental está em risco muito elevado e elevado, entre os quais os restantes concelhos oestinos.

O risco de incêndio é determinado pelo IPMA e tem cinco níveis: máximo, muito elevado, elevado, moderado e reduzido). Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Protecção Civil alertou na quinta-feira para o aumento do risco de incêndios, a partir de sexta-feira, para níveis “máximo ou muito elevados” nas regiões do Norte, Centro, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve e para “elevado” no restante território do Continente.

Num aviso à população emitido na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) indicava que são esperadas “condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais”, em especial nas regiões do Centro e Sul do país, devido à previsão de tempo e seco.

No aviso à população, a Protecção Civil dava ainda conta das medidas preventivas, como a proibição das queimas e queimadas sem autorização, utilização de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nestes locais, lançar balões de mecha acesa e foguetes e o uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.

O IPMA prevê para hoje céu geralmente limpo, com mais nebulosidade no litoral Centro no início e no fim do dia. O vento pode soprar por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)