Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste Sustentável desafia municípios para projecto de sustentabilidade urbana ‘Living Streets’

Oestesustentavel 1

A Oeste Sustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste abriu esta sexta-feira as candidaturas para o projecto ‘Living Streets’, ao qual podem candidatar-se os municípios, para que possam transformar as ruas num ponto de encontro sustentável. As duas candidaturas vencedoras podem obter um financiamento, para o desenvolvimento do seu projecto, no valor de vinte mil euros. O período para a apresentação de candidaturas estende-se até ao dia 9 de Outubro, devendo os projectos ser implementadas entre Dezembro e Outubro de 2021.

Segundo um comunicado da Oeste Sustentável enviado ao ALVORADA. as ‘Living Streets’ representam um conceito que “visa a recuperação do espaço público, redefinindo o seu uso, fechando temporariamente uma rua (parcial ou completamente) e proibindo a passagem de veículos. Paralelamente, são desenvolvidas actividades de forma a fomentar o envolvimento dos cidadãos, criando redes de acção e reflexão, para capitalizar as ideias da experiência ‘Living Streets’”.

Em 2013, os habitantes de duas ruas de Ghent, na Bélgica, decidiram transformar temporariamente as suas ruas num local de encontro de residentes, retirando os seus carros apenas por alguns meses e aguardar para ver o que aconteceria. Assim nasceram na Europa as primeiras ‘Living Streets’, conceito que levou à criação de mais de 50 projectos nesta cidade flamenga e inspirou muitas outras cidades: Bruxelas (Bélgica), Ivanić-Grad (Croácia), La Rochelle (França), Milton Keynes (Reino Unido), Roterdão (Holanda), Turim (Itália) e Zadar (Croácia).

O projecto ‘Living Streets’ é uma iniciativa financiada pelo programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha. Sendo coordenado pela ‘Energy Citie’s, tem como parceiros a OesteSustentável (Portugal), Sustainable City (Grécia) e Terra Hub (Croácia).

Recorde-se que a OesteSustentável é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção de acções integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a Sustentabilidade da Região Oeste num âmbito local, assim como para um Desenvolvimento Sustentável num âmbito global. Está sediada nas instalações da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Oeste Sustentável