Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Número de casos positivos em lar da freguesia de A-dos-Cunhados aumenta para 72

lar a dos cunhados

O número de pessoas infectadas com Covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz, na localidade de Paradas, freguesia de A-dos-Cunhados, aumentou hoje para 72, das quais cinco estão hospitalizadas e outras 10 a ser transportadas para o Hospital de Torres Vedras.

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, disse à agência Lusa que os 160 testes efectuados a utentes e profissionais deste lar de idosos, resultaram “positivo para um total 48 utentes e 24 funcionários”. Este surto, o único activo no concelho torriense, foi detectado na segunda-feira. Até ao final do dia de quarta-feira tinham sido confirmados resultados positivos respeitantes a cinco utentes e três funcionários.

Além do aumento para um total de 72 casos, a situação levou já “ao internamento de cinco utentes” e, segundo o autarca, “há mais dez que necessitam de observação médica e que estão hoje a ser transportados para o Hospital de Torres Vedras”. Carlos Bernardes disse ainda que no lar “foi criada uma Área Covid e outra Não-Covid, para permitir o isolamento dos utentes infectados”, não sendo necessária a retirada dos idosos para outras instalações.

A Lusa tentou, sem sucesso, obter mais esclarecimentos junto da direção do Centro Paroquial Nossa Senhora da Luz. Na sua página da rede social Facebook, a instituição publicou na segunda-feira um comunicado esclarecendo que, “tendo em conta o actual cenário de surto” de Covid-19, a instituição “tomou as medidas preventivas recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) e implementou o seu Plano de Contingência, procurando garantir a segurança dos seus utentes e colaboradores, e que a situação está a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”.

O concelho de Torres Vedras, segundo a última informação da autarquia desta manhã, registava então 57 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, mais dois que ontem, fruto dos quatro novos casos confirmados e dois novos casos recuperados.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CSPNSL