Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Baleias arrojam na costa do concelho de Torres Vedras e o acesso à Praia Formosa está interditado

baleia arrojada tv

Duas baleias arrojaram, na noite de ontem e na manhã de hoje, nas praias do concelho de Torres Vedras, tendo uma delas arrojado com vida e a outra em avançado estado de decomposição, segundo informou a AMN - Autoridade Marítima Nacional.

A baleia com vida arrojou na Praia do Navio, na noite de ontem, tendo sido activados para o local meios da Polícia Marítima, da Guarda Nacional Republicana, da Protecção Civil e dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedra,s que devolveram a baleia ao mar, com a colaboração de algumas pessoas que se encontravam no local.

Já na manhã de hoje arrojou outra baleia na Praia Formosa, já sem vida e em avançado estado de decomposição, tendo sido rebocada por mar, através da embarcação da Estação Salva-Vidas de Peniche, para a Praia das Amoeiras, sendo uma praia com melhores acessos para se proceder à remoção do animal. Colaboraram também nesta acção a Polícia Marítima, a Protecção Civil e os nadadores-salvadores.

“Devido aos detritos orgânicos provenientes da baleia que se encontram pela Praia Formosa, o acesso a esta praia foi interditado por orientações da Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Capitania do Porto de Peniche e com a Câmara Municipal de Torres Vedras, encontrando-se a praia a ser monitorizada pelas autoridades competentes”, refere a AMN em comunicado enviado ao ALVORADA. Serão agora efectuadas análises para verificação da qualidade da água e o areal será posteriormente limpo pelos Serviços Municipais, que efectuaram, durante o dia de hoje, os trabalhos de remoção da carcaça do mamífero marinho.

Texto: ALVORADA
Fotografia: AMN