Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: duas mortes no concelho de Torres Vedras elevam para 35 o número de óbitos no Oeste

Covid 19 7

Foram contabilizadas mais duas mortes na região Oeste, elevando para 35 os doentes que faleceram vítimas da pandemia de Covid-19. Tal como referimos ontem, as duas mortes ocorreram no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, no concelho de Torres Vedras. As últimas 24 horas dão conta ainda de apenas duas novas infecções e apenas seis doentes recuperados. O concelho do Bombarral é o único que continua sem casos de por SARS-CoV-2.

Os dois novos casos positivos foram registados nos seguintes concelhos: Torres Vedras (1) e Lourinhã (1).

Os seis doentes que recuperaram nas últimas 24 horas são residentes nos seguintes concelhos: Caldas da Rainha (3), Alenquer (2) e Nazaré (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 251 (menos dez) doentes: Torres Vedras (120), Alcobaça (45), Alenquer (13), Cadaval (18), Sobral de Monte Agraço (15), Lourinhã (15), Caldas da Rainha (10), Arruda dos Vinhos (7), Óbidos (5), Peniche (2), Nazaré (1) e Bombarral (0), Há 35 (mais dois) óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã, revelado pela autarquia, dá conta de 15 (mais um) casos activos. Até agora registaram-se no concelho 56 (mais um) casos confirmados e 38 (inalterado) doentes curados. Mas há a lamentar três (inalterado) mortes. Os últimos dados fornecidos pelo Delegado de Saúde Coordenador do ACES Oeste Sul não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Estavam 28 (inalterado) pessoas em vigilância passiva, 63 (mais um) em vigilância activa/confinamento obrigatório (efectuada pela Autoridade de Saúde), 53 (mais 19) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 116 (mais 20) em isolamento, ninguém estava a aguardar resultado do teste e tinham sido emitidos 238 (inalterado) certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras conta com 120 (menos dois) doentes infectados e continua a ser o concelho oestino com mais doentes. Foram contabilizados, até ao momento, 341 (mais um) casos confirmados, dos quais 212 (inalterado) são pessoas que estão recuperadas. Há agora nove (mais dois) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 16 (mais seis) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 211 (menos 11) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Há, infelizmente, sete (inalterado) óbitos a lamentar. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: Santa Maria, São Pedro e Matacães (6); União das Freguesias de Dois Portos e Runa (5); São Pedro da Cadeira (1); União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (96); Ventosa (2); Turcifal (2); Silveira (5); União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (1); Ramalhal (1); e Freiria (1).

A edilidade diz que o concelho de Peniche tem dois (inalterado) casos activos. Há 50 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Os doentes estão localizados na freguesia de Atouguia da Baleia (1) e Ferrel (1). O número de pessoas em quarentena é de sete (inalterado). Há 55 (inalterado) casos confirmados. O CDOS de Leiria refere que estão três (inalterado) pessoas em vigilância.

O concelho do Bombarral não tem registos casos activos, tendo recuperado o doente que estava infectado. É o único concelho do Oeste, presentemente, livre de Covid-19. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 34 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado). O CDOS de Leiria revela que não há pessoas em vigilância pelas autoridades.

Segundo a autarquia, o boletim diário sobre a situação da pandemia no concelho de Alenquer é o seguinte: há 13 (menos dois) infectados, segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 276 doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 290 casos e um óbito. Os casos positivos estão assim distribuídos: União de Freguesias de Carregado e Cadafais: 8; União de Freguesias de Alenquer: 4; restantes freguesias do concelho: 1.

O concelho do Cadaval tem, segundo a OesteCIM, 18 (inalterado) doentes infectados com o novo coronavírus. O registo assinala 29 (inalterado) pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 48 (inalterado) casos desta pandemia. Há um (inalterado) óbito a lamentar. É ainda referido que 12 dos doentes são não-residentes, mas que foram imputados ao concelho pela Autoridade de Saúde.

O concelho de Alcobaça regista 45 (inalterado) doentes e 107 (inalterado) pessoas recuperadas. Foram já registados 158 (inalterado) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de seis (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus). O CDOS de Leiria revela que há 51 (menos duas) pessoas em vigilância pelas autoridades. O autarca Paulo Inácio escreveu, na sua página no Facebook: “Nas duas últimas semanas, temos vindo a assistir a um crescimento significativo da Covid-19 no nosso concelho. Esse crescimento deve-se, quase em exclusividade, a práticas inaceitáveis e de desrespeito por todas as recomendações sanitárias em vigor, nomeadamente por parte de grupos de convívio particulares, sem o distanciamento social e protecção devidos. Tais práticas, quando efectuadas por dezenas de pessoas, tornam muito difícil a análise epidemiológica e o rastreio dos contactos com terceiros. Todavia, a situação está a ser controlada graças ao trabalho extraordinário das autoridades, nomeadamente as policiais, na vigilância e identificação, as quais poderão e deverão ter consequências. Neste contexto, enquanto responsável máximo da Proteção Civil Municipal, irei convocar com urgência a Comissão Municipal de Proteção Civil. Apelo mais uma vez à responsabilidade coletiva de todos nós”.

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há agora um (menos um) caso activo. A contabilidade regista oito (mais um) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). Há a registar 11 (inalterado) casos confirmados até ao momento. O CDOS Leiria refere que é inferior a três pessoas o número de pessoas em vigilância pelas autoridades.

O concelho de Arruda dos Vinhos tem 7 (inalterado) doentes infectados segundo revela a OesteCIM. A contabilidade divulgada regista 32 (inalterado) casos recuperados, um óbito (inalterado) e 40 (inalterado) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela OesteCIM dá conta de 15 (inalterado) casos activos, de 61 (inalterado) doentes recuperados, 78 (inalterado) casos confirmados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dá conta de 14 pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 26 pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 40 as pessoas em isolamento. Não havia pessoas em vigilância passiva e estavam duas pessoas a aguardar o resultado do teste.

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha informa que, nas últimas 24h00, a situação epidemiológica regista 10 (menos três) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 184 (inalterado) casos confirmados e 168 (mais três) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19. O CDOS de Leiria revela que há 12 (mais uma) pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde.

O concelho de Óbidos tem confirmados cinco (inalterado) casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registou-se a recuperação, até agora, de 28 (inalterado) pessoas. Há 23 (inalterado) casos confirmados. O CDOS de Leiria revela que não há pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde. Há um caso confirmado referente a um cidadão estrangeiro, não residente no concelho.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha em comunicado.

Texto: ALVORADA