Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Oeste com mais seis infectados e cinco doentes recuperados nas últimas 24 horas

Covid 19 7

Nas últimas 24 horas registaram-se mais seis doentes infectados pelo vírus SARS-CoV-2 e cinco doentes foram dados como recuperados da infecção. Há assim 151 casos activos nos 12 concelhos do Oeste.

Os concelhos do Bombarral e de Óbidos continuam sem casos activos.

Neste período ocorreu a recuperação de cinco doentes no concelhos de Alcobaça (5) e mais seis infectados foram registados nos concelhos de Alcobaça (5) e Torres Vedras (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 151 (mais um) doentes: Torres Vedras (64), Alenquer (21), Alcobaça (15), Arruda dos Vinhos (15), Cadaval (12), Sobral de Monte Agraço (10), Caldas da Rainha (7), Nazaré (4), Peniche (2), Lourinhã (1), Óbidos (0) e Bombarral (0).

Há 41 (inalterado) óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã, revelado pela autarquia, dá conta de um (inalterado) caso activo. Até agora registaram-se no concelho 57 casos confirmados e 53 doentes curados. Há a lamentar três mortes. Os últimos dados fornecidos pela Delegada de Saúde não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Não estava ninguém em vigilância passiva, uma pessoa em vigilância activa/confinamento obrigatório (efectuada pela Autoridade de Saúde), 26 em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 29 em isolamento, ninguém a aguardar resultado do teste e tinham sido emitidos 248 certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras conta agora com 64 (mais um) doentes infectados e continua a ser o município oestino com mais casos. Foram contabilizados, até ao momento, 355 (mais um) casos confirmados, dos quais 279 (inalterado) são pessoas que estão recuperadas. Há 12 (inalterado) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 13 (mais quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 25 (mais dois) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (53); Santa Maria, São Pedro e Matacães (3); Silveira (4); União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (2); Freiria (1), Ramalhal (1) e União das Freguesias de Dois Portos e Runa (1).

A OesteCIM diz que o concelho Peniche tem dois (inalterado) casos activos (não tinha nenhum) e há 53 (inalterado) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Há 56 casos confirmados. Os doentes estão nas freguesias de Peniche e Atouguia da Baleia.

O concelho do Bombarral não tem registos de casos activos. Foram registados até ao momento 35 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 34 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado).

Segundo a autarquia, o boletim diário sobre a situação da pandemia no concelho de Alenquer é o seguinte: há 21 (inalterado) infectados, segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 287 (inalterado) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 311 (inalterado) casos e três (inalterado) óbitos. Os doentes estão assim distribuídos: Alenquer (8), Carregado e Cadafais (8) e restante concelho (5).

O concelho do Cadaval tem, segundo a OesteCIM, 12 (inalterado) doentes infectados com o novo coronavírus. O registo assinala 34 (inalterado) pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 48 (inalterado) casos desta pandemia. Há dois óbitos (inalterado) a lamentar. É ainda referido que 12 dos doentes são não-residentes, mas que foram imputados ao concelho pela Autoridade de Saúde.

O concelho de Alcobaça regista 15 (inalterado) doentes e 159 (mais cinco) pessoas recuperadas. Foram já registados 180 (mais cinco) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de seis (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus).

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há hoje três (menos um) casos activos. A contabilidade regista 12 (mais um) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). Há a registar 17 (inalterado) casos confirmados até ao momento.

Segundo a OesteCIM, o concelho de Arruda dos Vinhos tem 15 (inalterado) doentes infectados segundo revela a autarquia. A contabilidade divulgada regista 38 (inalterado) casos recuperados, um óbito (inalterado) e 54 (inalterado) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela OesteCIM dá conta de 10 (inalterado) casos activos, de 70 (inalterado) doentes recuperados, 82 (inalterado) casos confirmados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dá conta ainda de 12 pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 12 pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 24 as pessoas em isolamento. Havia uma pessoa em vigilância passiva e não estava ninguém a aguardar o resultado do teste.

A autarquia revela que a situação epidemiológica no concelho das Caldas da Rainha informa que há sete (inalterado) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 189 (inalterado) casos confirmados e 176 (inalterado) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19.

O concelho de Óbidos continua há largos dias sem casos, de acordo com a informação da OesteCIM. Registaram-se até agora 28 (inalterado) infectados. Há 28 (inalterado) doentes recuperados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha a instituição em comunicado.

Texto: ALVORADA