Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Região Oeste está de novo à beira de 200 casos activos da pandemia

Covid 19 7

Nas últimas 48 horas registou-se o aumento de 10 casos activos na região Oeste, fruto das 17 novas infecções registadas pelas autoridades e de apenas sete recuperações de doentes. O concelho de Arruda dos Vinhos continua à frente da tabela com mais casos activos e apenas o concelho de Óbidos continua sem o registo de nenhum doente infectado pela Covid-19.

Os 17 novos casos foram registados nos seguintes concelhos: Alcobaça (8), Alenquer (4), Lourinhã (2), Caldas da Rainha (1), Peniche (1) e Torres Vedras (1).

Os 7 casos recuperados estão localizados nos seguintes concelhos: Alenquer (3), Alcobaça (1), Caldas da Rainha (1), Peniche (1) e Torres Vedras (1).

O relatório da situação epidemiológica da nossa região distribui assim os 198 (mais 10) doentes: Arruda dos Vinhos (41), Torres Vedras (36), Alcobaça (36), Alenquer (27), Peniche (17), Sobral de Monte Agraço (14), Caldas da Rainha (10), Lourinhã (7), Nazaré (5), Cadaval (4), Bombarral (1) e Óbidos (0),

Há 45 (mais um) óbitos a lamentar.

O último boletim do Controlo da Situação Epidemiológica no concelho da Lourinhã revelado pela edilidade, dá conta de sete (mais dois) casos activos. Até agora registaram-se no concelho 63 (mais dois) casos confirmados e 53 (inalterado) doentes curados. Há a lamentar três mortes (inalterado). Os últimos dados fornecidos pela Delegada de Saúde não especificam a distribuição por freguesia dos casos positivos. Estavam 8 (menos 33) pessoas em vigilância passiva, 27 (menos seis) pessoas em vigilância activa/confinamento obrigatório (efectuada pela Autoridade de Saúde), 41 (menos 10) em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar), 68 (mais 16) em isolamento, ninguém a aguardar resultado do teste e tinham sido emitidos 272 (mais 12) certificados de isolamento profilático.

O concelho de Torres Vedras tem 36 (inalterado) doentes infectados. Foram contabilizados, até ao momento, 372 (mais um) casos confirmados, dos quais 323 (menos uma) são pessoas que estão recuperadas. Há 13 (inalterado) óbitos a lamentar. Os casos suspeitos são 39 (menos quatro) que se encontram a aguardar os resultados laboratoriais e 95 (menos 15) os contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. Os doentes têm residência nas seguintes freguesias: União de Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (26); Santa Maria, São Pedro e Matacães (5), Turcifal (3), Ramalhal (1) e Silveira (1).  

A autarquia diz que o concelho Peniche tem 17 (inalterado) casos activos e há 54 (mais um) doentes que recuperaram. São três (inalterado) os óbitos a lamentar. Há 75 (mais um) casos confirmados e estão 48 (menos quatro) pessoas sob vigilância. Os doentes estão nas freguesias de Peniche (7), Atouguia da Baleia (7) e Ferrel (3).

O concelho do Bombarral tem um caso activo. Foram registados até ao momento 36 (inalterado) pessoas com o novo coronavírus. São 34 (inalterado) as pessoas que recuperaram da infecção. Há um óbito a lamentar (inalterado).

Segundo a autarquia, o boletim diário sobre a situação da pandemia no concelho de Alenquer é o seguinte: há 27 (mais um) infectados, segundo dados da Autoridade de Saúde. Há 303 (mais três) doentes que recuperaram da infecção. Já foram declarados 334 casos (mais quatro) e quatro (inalterado) óbitos.

O concelho do Cadaval tem agora, segundo a autarquia, quatro (inalterado) doentes infectados com o novo coronavírus. O registo assinala 43 (inalterado) pacientes recuperados segundo a autarquia. A contabilidade conta com 49 (inalterado) casos desta pandemia. Há dois óbitos (inalterado) a lamentar.

O concelho de Alcobaça regista 36 (mais sete) doentes e 163 (mais uma) pessoas recuperadas. Foram já registados 206 (mais oito) casos confirmados. Há, contudo, a lamentar a morte de sete (inalterado) pessoas vítimas da pandemia (um óbito não está comprovado que tenha relação directa com o novo coronavírus).

A Câmara Municipal da Nazaré, sobre a situação epidemiológica, refere que há cinco (inalterado) casos activos. A contabilidade regista 14 (inalterado) doentes recuperados e dois óbitos (inalterado). Há a registar 21 (inalterado) casos confirmados até ao momento.

Segundo a OesteCIM, o concelho de Arruda dos Vinhos tem 41 (inalterado) doentes infectados segundo revela a autarquia, sendo o concelho com mais casos activos no Oeste. A contabilidade divulgada regista 40 (inalterado) casos recuperados, dois óbitos (inalterado) e 83 (inalterado) casos confirmados.

No concelho de Sobral de Monte Agraço, o último boletim divulgado pela OesteCIM dá conta de 14 (inalterado) casos activos, de 73 (inalterado) doentes recuperados, 89 (inalterado) casos confirmados e de dois (inalterado) óbitos. A última informação da edilidade dá conta ainda de 35 pessoas em vigilância activa (confinamento obrigatório vigiado pela Autoridade de Saúde), 35 pessoas em vigilância sobreactiva (efectuada pelos médicos de Medicina Geral e Familiar) e 70 as pessoas em isolamento. Havia 8 pessoas em vigilância passiva e não estava ninguém a aguardar o resultado do teste.

A autarquia revela que a situação epidemiológica no concelho das Caldas da Rainha conta com 10 (inalterado) casos activos. A edilidade não revela os dados pelas freguesias porque está impedida de o fazer pela Comissão Nacional de Protecção de Dados. A contabilidade regista um total de 198 (mais um) casos confirmados e 182 (mais um) pessoas recuperadas. Há a lamentar seis (inalterado) óbitos por Covid-19.

O concelho de Óbidos continua há largos dias sem casos, de acordo com a informação da OesteCIM, sedo o único do Oeste. Registaram-se até agora 28 (inalterado) infectados. Há 28 (inalterado) doentes recuperados.

Recordamos que as 12 Câmaras Municipais do Oeste assumem um tratamento diferente na divulgação pública da informação, algumas das quais, nesta fase, optam pelo silêncio, em contraste com outras que dão alguma ou quase toda a informação numérica sobre o evoluir da pandemia nos seus territórios. É a Autoridade de Saúde de cada concelho que informa a respectiva autarquia sobre o boletim diário epidemiológico. E é com esta informação que compilamos a notícia diária sobre a pandemia na nossa região, tendo ainda como fontes a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste e o CDOS - Centro de Operações de Socorro de Leiria que disponibiliza informação do ACES - Agrupamento dos Centros de Saúde Oeste Sul. O CDOS de Lisboa não fornece esta informação à comunicação social.

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste informou que passa a publicar diariamente, de manhã, a actualização da situação epidemiológica na região. A publicação irá apresentar os dados até às 23h59 do dia anterior. “Esta alteração foi motivada pelas dificuldades sentidas no fecho dos dados finais e à variabilidade da hora da respectiva actualização, uma vez que estava condicionada à publicação no próprio dia, de acordo com os dados fornecidos pelas Autoridades Locais de Saúde. Desde 24 de Março de 2020 que a OesteCIM presta informação à população, pretendendo continuar a fazê-lo com o maior rigor no quadro da comunicação de risco de saúde pública”, sublinha a instituição em comunicado.

Texto: ALVORADA