Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Deputados do PSD defendem reforço do atendimento aos utentes do Hospital das Caldas da Rainha

hospitalcaldasrainha

Um grupo de nove deputados do PSD pretendem saber quando é que o Governo irá proceder ao reforço de pessoal no Hospital das Caldas da Rainha. Numa pergunta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, os parlamentares social-democratas criticam a “sobrelotação e a escassez de recursos humanos do serviço de urgência da unidade de Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste”, situação que, alertam, está a pôr em causa “o atendimento dos utentes do Serviço Nacional de Saúde que residem naquela região”.

O requerimento ao Governo, assinado pelos deputados, entre os quais o caldense Hugo Oliveira, também vice-presidente do executivo camarário da edilidade da cidade termal, destaca que “as obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha já deveriam ter terminado há cerca de um ano, levando a uma sobrelotação que fere os mais nobres princípios de dignidade daqueles que ‘desesperam’ durante horas e ou dias em macas nos corredores”.

O documento do PSD, que o ALVORADA teve acesso, refere ainda que determinados serviços, como o de Ortopedia em carácter de urgência, que, perante a incapacidade de resposta aos utentes, levou a que esta valência médica passasse a ser assegurada pela unidade hospitalar de Torres Vedras. “Mas também o Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica (SUMC) dessa mesma unidade de Caldas da Rainha tem estado transitoriamente incapacitado de receber doentes urgentes/emergentes, por sobrelotação, o que acarretou inclusivamente a retenção de macas de Bombeiros e obrigou ao redireccionamento e encaminhamento das situações para outras instituições”, apontam os deputados.

Neste requerimento parlamentar, o PSD pergunta se o Governo tem conhecimento da situação de sobrelotação do serviço de urgência da unidade hospitalar das Caldas da Rainha e que medidas tenciona adoptar para aumentar a capacidade de atendimento do serviço e em que prazos. As outras duas perguntas dirigidas à responsável governamental do Ministério da Saúde passam por saber qual o reforço de pessoal necessário para este hospital oestino, especialmente para o respectivo serviço de urgência e para quando está prevista a concretização desse reforço, para além de questionar para a data prevista para a conclusão das obras de remodelação e ampliação do serviço de urgência médico-cirúrgica da Unidade das Caldas da Rainha.

Para além de Hugo Oliveira, subscrevem este pedido de informação os deputados social-democratas eleitos pelo distrito leiriense Margarida Balseiro Lopes, Olga Silvestre, João Gomes Marques e Pedro Roque, bem como pelos deputados Cláudia Bento (Vila Real), Fernanda Velez (Setúbal), Ofélia Ramos (Faro) e António Maló de Abreu (Coimbra).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)