Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

AGEO e LNEG assinam protocolo de colaboração para o ‘aspiring’ Geoparque Oeste

Geoparque do Oeste

A AGEO - Associação Geoparque Oeste e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P assinaram um protocolo de colaboração com o objectivo de alinharem estratégias na área de investigação, optimização e utilização de infraestruturas e de meios técnicos e humanos. Segundo refere um comunicado enviado pela AGEO ao ALVORADA, com este protocolo, anunciado esta segunda-feira, as duas instituições comprometem-se a partilhar informações relacionadas com a sua actividade no território do ‘aspiring’ Geoparque Oeste, enriquecendo deste modo as bases de dados do LNEG e em simultâneo a candidatura do ‘aspiring’ Geoparque Oeste ao Programa de Geoparques Mundiais da UNESCO.

Segundo João Serra, presidente da AGEO e vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, “a assinatura deste protocolo é de extrema importância pois irá permitir construir um conjunto de conteúdos didácticos com uma base científica validada pelo LNEG, o que é para nós essencial, enriquecendo a candidatura que está a ser construída”.

Já para a professora Teresa Ponce de Leão, presidente do Conselho Directivo do LNEG, este protocolo “vai ao encontro da missão do LNEG, nomeadamente no que concerne ao estudo e validação de informação científica dos geossítios, sendo que através deste protocolo com a AGEO, o LNEG irá ter acesso a informação relevante para os trabalhos e estudos em curso”.

Ainda segundo o comunicado, este protocolo agora assinado não tem implicações financeiras para qualquer uma das entidades, “pretendendo sobretudo fomentar e promover de forma sustentável o património natural presente no território do ‘aspiring’ Geoparque Oeste, nomeadamente o património geológico”.

Recorde-se que a candidatura a geoparque mundial da UNESCO que está a ser construída pela AGEO, abrange os concelhos de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.

Texto: ALVORADA
Fotografia: AGEO