Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteSustentável partilha boas práticas na Semana Europeia das Regiões e Cidades

European Week Regions

A Agência OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste foi convidada para integrar o painel de financiamento de acções climáticas, na ‘European Week of Regions and Cities 2020’, organizado pelo Comité da Regiões Europeu e Comissão Europeia. O Comité das Regiões Europeu é um órgão consultivo composto por representantes eleitos de autoridades regionais e locais dos 27 países da União Europeia. O Comité das Regiões Europeu proporciona um espaço de partilha de opiniões sobre a legislação europeia com impacto directo nas regiões e nas cidades.

No próxima quarta-feira, dia 21, Rogério Ivan, director-executivo da Oeste Sustentável será um dos oradores no ‘workshop’ ‘Financing climate actions in cities’, integrado no evento ‘European Week of Regions and Cities’, do Comité das Regiões Europeu e da Comissão Europeia, o maior evento anual em Bruxelas dedicado à política regional, contando com mais de nove mil participantes. O workshop tem entre os seus objectivos apresentar e debater boas práticas, casos de sucesso e experiência adquirida através dos principais mecanismos de financiamento constituídos para capacitar, apoiar e facilitar a replicação, o planeamento e a implementação das estratégias e planos de acção climática local. Este será um debate abrangente de forma a explorar de forma integrada o impacto e benefício de três iniciativas, nomeadamente o ‘European City Facility’ (EUCF), o Pacto de Autarcas e o projecto ‘H2020 PROSPECT’.

Segundo refere em comunicado a OesteSustentável, a participação como orador convidado servirá para partilhar a experiência obtida através da participação nestes três projectos, assim como nos processos de financiamentos, “cerca de 30 milhões para projectos de sustentabilidade energética e acção climática para a Região Oeste, desde a sua criação, há 10 anos”.

Na iniciativa EUCF, a OesteSustentável é actualmente a entidade nacional designada como ‘country expert’ para Portugal, tendo no projecto ‘PROSPECT’ sido selecionada como entidade mentora para partilha de casos de sucesso a outros países, para possível replicação, sendo este, o modelo de financiamento da iluminação pública do Oeste, o projeto ‘OesteLED’. No âmbito do Pacto de Autarcas, a OesteSustentável foi ainda responsável pelo desenvolvimento dos Planos de Acção para a Sustentabilidade Energética (PAES), para alguns dos municípios signatários da região Oeste.

O ‘European Week of Regions and Cities 2020’ será um evento será moderado por Kata Tüttő, membro da European Committee of Regions e contará com os oradores Elodie Bossio (gestora de projectos da FEDARENE), Mia Dragovic (especialista em eficiência energética do Institute for European Energy and Climate Policy), Christiane Egger (directora-adjunta da OÖ Energiesparverband), Rogério Ivan (director-executivo da OesteSustentável), Carlos Sanchez Rivero (responsável de Políticas da Comissão Europeia) e Tatjana Veith (gestora de projectos da Climate Alliance).

A ‘European Week of Regions and Cities’ é um evento anual de quatro dias, dedicado à política regional, durante o qual as cidades e regiões de toda a Europa apresentam a sua capacidade de criar crescimento e empregos, implementar a política de coesão da União Europeia e demonstrar a importância dos níveis local e regional na formulação de políticas da UE. Nos últimos 17 anos, este evento tem promovido o intercâmbio de boas práticas, reunindo representantes políticos, autoridades, bem como especialistas e académicos das diferentes regiões da Europa.

Em 2019, a ‘#EURegionsWeek’ contou mais de 9000 participantes e mais de 330 sessões. A edição deste ano, devido à situação provocada pelo novo coronavírus, vai realizar-se em formato ‘online’ e será dedicada aos temas ‘Europa Verde’, ‘Coesão e Cooperação’ e ‘Capacitação dos Cidadãos’.

Com sede nas Caldas da Rainha, nas instalações da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção de acções integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a sustentabilidade da nossa região num âmbito local, assim como para um desenvolvimento sustentável num âmbito global.

Texto: ALVORADA