Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteSustentável vai criar Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 na região

Oestesustentavel 2

A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste vai constituir uma ‘Rede de Aprendizagem Local’, para identificar as necessidades de cada um dos 12 concelhos com o objectivo de estabelecer o 'Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050'.

A associação oestina, sediada nas Caldas da Rainha, iniciou no mês passado mais um projecto financiado pelo programa comunitário 'Horizonte 2020', intitulado PATH2LC - 'Public Authorities together with a holistic network approach on the way to low carbon municipalities'. A primeira do projecto foi realizada nos dias 21 e 22, em formato ‘online’, com onze parceiros, dos sete países participantes no consórcio: Alemanha, Itália, França, Áustria, Grécia, Portugal e Holanda. A OesteSustentável é a única entidade parteira portuguesa.

Em comunicado enviado ao ALVORADA, a OesteSustentável frisa que nesta primeira reunião, cada líder de actividade apresentou uma revisão do plano de trabalho para essa actividade, a organização das respectivas tarefas e as próximas etapas. A reunião incluiu também a constituição de grupos de trabalho, de reflexão e discussão de ideias, para a concretização dos objectivos específicos do projecto.

O objectivo geral do projeto PATH2LC é apoiar os decisores locais no processo de transição para uma sociedade de baixo carbono. Promovendo o intercâmbio de conhecimentos, experiências e cooperação existentes entre os municípios, fornecendo ferramentas de planeamento e monitorização necessárias para implementar os Plano de Acção de Energia Sustentável (e Clima)”, frisa a OesteSustentável.

Texto: ALVORADA
Fotografia: OesteSustentável (arquivo)