Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: 25 infectados num lar em vias de legalização no concelho do Cadaval

covid 19 6

Vinte e cinco pessoas, das quais 18 são utentes e sete são funcionários, estão infectadas pela Covid-19 num lar em processo de legalização na Vermelha, no concelho do Cadaval, informou hoje o presidente da câmara.

José Bernardo Nunes afirmou à agência Lusa que, dos 19 utentes da estrutura residencial, 18 estão infectados, somando-se mais sete funcionários dos 11 que ali trabalham. O autarca explicou que os primeiros casos foram detectados na sexta-feira, depois de quatro utentes terem apresentado sintomas, o que levou as autoridades de saúde a testarem todos os utentes e funcionários do lar no sábado. Dos 25 infectados, a maioria está assintomática.

O presidente da Câmara Municipal do Cadaval explicou que a estrutura residencial não tinha condições para haver separação de utentes com testes negativos e positivos, mas como quase todos os utentes estão infectados não houve necessidade de os realojar. Apenas o utente com teste negativo à Covid-19 foi separado dos restantes.

O Cadaval, que está entre os concelhos onde vigoram medidas mais restritivas devido à evolução da pandemia no país, contabilizou até agora 162 casos confirmados, dos quais 35 estão activos e 122 recuperaram. Outras cinco pessoas morreram, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Para além do Cadaval, estão sujeitos a medidas restritivas pelo Governo, no âmbito do Estado de Emergência, mais três concelhos do Oeste: Alenquer, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.313.471 mortos resultantes de mais de 54 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 3.381 pessoas dos 217.301 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa