Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Novo surto no Hospital das Caldas da Rainha com 16 doentes infectados

Hospital Caldas da Rainha II

O Hospital das Caldas da Rainha tem um segundo surto de Covid-19, com 16 doentes infectados, estando a ser testados todos os doentes e trabalhadores dos serviços afectados, revelou hoje o CHO - Centro Hospitalar do Oeste.

O “novo surto” foi revelado pelo CHO num comunicado em que confirma estarem “infectados 16 doentes” e anuncia que ainda são aguardados "vários resultados, que serão conhecidos em breve”. Contactada pela agência Lusa, a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião, explicou que “alguns testes ainda estão a ser realizados”, uma vez que o surto implica testar “um total de 101 profissionais e 53 utentes”.

No comunicado, o CHO afirma que “os doentes [infectados] estão a ser transferidos para áreas de internamento Covid” e que estão “a ser cumpridas todas as regras impostas pela autoridade de saúde”, estando a ser efectuada “a desinfecção dos serviços, de forma a que o hospital continue a ser um local seguro para a prestação de cuidados”.

Este é o segundo surto registado no Hospital das Caldas da Rainha, depois de na quinta-feira ter sido divulgada a existência de quatro doentes e três funcionários infectados no âmbito de um primeiro foco, detectado na segunda-feira. No âmbito desse primeiro surto foram testados 11 doentes e 60 profissionais e o número de infectados aumentou hoje para seis doentes e quatro profissionais.

“Apesar dos constrangimentos decorrentes das situações descritas, os serviços do Centro Hospitalar estão assegurados e encontram-se a funcionar”, garante o CA no comunicado, apelando para que os utentes “continuem a deslocar-se ao hospital, sempre que a sua situação clínica o exija, seja para actos programados, seja em regime de urgência”.

Desde o início da pandemia, em março passado, o CHO já contratou 148 novos profissionais “para fazer face ao acréscimo de actividade imposto pelo diagnóstico e tratamento da pandemia” e, segundo o CA, “continua a desenvolver todos os esforços para contratar mais profissionais, o que irá permitir aumentar a capacidade de resposta dos serviços de saúde e garantir uma prestação de cuidados adequada às necessidades da população”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações daqueles três concelhos e dos de Óbidos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra. No total serve perto de 300 mil utentes.

Entretanto, foi também anunciado que 14 trabalhadores da Estação dos Correios de Caldas da Rainha estão infetados com Covid-19, disse hoje o coordenador da Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. Jorge Nunes afirmou à agência Lusa que o surto começou há uma semana, tendo sido testados 61 trabalhadores, dos quais 14 tiveram teste positivo ao novo coronavírus. Os casos positivos estão em isolamento profilático a recuperar da doença em casa, estando a estação a funcionar com os restantes funcionários, adiantou o responsável.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)