Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Surtos no Hospital das Caldas da Rainha totalizam 47 infectados e cinco mortos

Hospital Caldas da Rainha II

O número de infectados pelo novo coronavírus no Hospital das Caldas da Rainha aumentou de 36 para 47, havendo a registar mais duas mortes associadas aos dois surtos activos, informou o CHO - Centro Hospitalar do Oeste. “Estão infectados 32 doentes e 15 profissionais”, confirmou hoje o CHO, acrescentando que no âmbito dos dois surtos activos, desde o início da semana passada, se registam “um total de cinco óbitos, em doentes com pluripatologias”.

Os dados representam uma subida de 11 pessoas em relação ao número de infectados divulgado na segunda-feira pelo conselho de administração do CHO, que nessa data registava 22 doentes e quatro profissionais infectados. O mesmo em relação aos óbitos, com uma subida de três para cinco mortes associadas aos dois surtos que afectam os serviços de Medicina Interna e de Cirurgia.

O primeiro surto foi detectado na segunda-feira da semana passada, após um doente ter tido resultado positivo num teste, apesar de anteriormente ter sido testado e ter apresentado um resultado negativo. O segundo surto foi divulgado na sexta-feira da mesma semana. “Dois doentes tiveram já alta para o domicílio, dado que, não obstante positivos, estão em condições clínicas de efetuar o isolamento fora do internamento”, informou o CHO, numa resposta à Lusa em que dá nota de estarem também em isolamento “15 profissionais infectados” e um outro profissional, com resultado negativo e que cumpre isolamento profilático.

Em consequência dos dois surtos foram testados 160 profissionais e 61 utentes, aguardando-se, segundo o CHO, a re-testagem após oito dias de exposição.

Atendendo ao aumento de casos registados, foi aberta hoje uma nova Enfermaria Covid, no Hospital das Caldas da Rainha, “para integrar os doentes do surto” e com “capacidade para 13 camas”. Para esta nova enfermaria “foram mobilizadas as equipas existentes dos serviços convertidos para dar apoio nesta nova área”, concluiu o CHO.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)