Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Cai número de infeções activas entre trabalhadores agrícolas do concelho de Torres Vedras

covid 19 6

O surto de Covid-19 em explorações hortofrutícolas do concelho de Torres Vedras atingiu 247 trabalhadores, quando eram 153 no dia 3, mas apenas 63 se mantêm casos activos. Segundo a última informação revelada pela edilidade torriense sobre o ‘cluster’ de casos da pandemia associados a empresas agrícolas, registaram-se cinco novos casos recuperados. A distribuição de casos ativos pelas freguesias faz-se da seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (43), Silveira (18) e Ponte do Rol (2).

Os trabalhadores infectados, todos de nacionalidade estrangeira, estão assintomáticos ou com sintomas ligeiros. Desse total de infectados, 185 recuperaram e 63 mantêm-se activos, 12 dos quais estão a cumprir isolamento profilático, no concelho, nas instalações no Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal, do Patriarcado de Lisboa. Desde sexta-feira que o Hotel Golf Mar já não tem alojado quaisquer trabalhadores relacionados com este surto. Na unidade hoteleira, os trabalhadores chegaram a estar divididos por alas diferentes, uns em isolamento profilático por terem tido teste positivo à covid-19 e outros de quarentena, por serem contactos de risco.

Os primeiros 23 casos de infecção associados a este surto foram divulgados em 16 de Novembro. Por partilharem as mesmas habitações, os trabalhadores não tinham condições de ficar a recuperar em casa, motivo pelo qual tiveram de ser realojados. Na terça-feira, na Assembleia Municipal de Torres Vedras, o delegado de saúde local, Nuno Rodrigues, explicou que os contágios ocorreram sobretudo "depois do trabalho, em meio social ou habitacional". Os casos das explorações em que foi detectado que não usavam máscara foram reportados à GNR, acrescentou. Na mesma sessão, o presidente da câmara municipal, Carlos Bernardes, disse que todos estavam em situação regular no país e possuíam contrato de trabalho.

O concelho de Torres Vedras registava 268 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, que se encontram a ser acompanhados pelas autoridades de saúde. Existiam 134 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 576 contactos sob vigilância activa das autoridades de saúde. O concelho apresentou 14 novos casos confirmados e 37 novos casos recuperados, mas, infelizmente, registou, ainda, um novo óbito.

A distribuição de casos activos pelas freguesias do concelho faz-se da seguinte forma: União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira (87), Santa Maria, São Pedro e Matacães (60), Silveira (40), São Pedro da Cadeira (18), União das Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça (11), Ventosa (11), União das Freguesias de Dois Portos e Runa (10), Ramalhal (8), Turcifal (7), Freiria (6), Ponte do Rol (5), União das Freguesias de Carvoeira e Carmões (4) e União das Freguesias de Maxial e Monte Redondo (1).

No total, foram contabilizados 1702 casos confirmados, dos quais 1409 recuperados. Desde que a pandemia chegou ao Concelho, há, infelizmente, 25 óbitos a lamentar.

Já quanto ao ‘cluster’ de Covid-19 localizado no Lar Vida Maior, em Maceira, na freguesia de União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, apresenta 23 casos activos de infeção por SARS-CoV-2, tendo registado um óbito. Segundo a autarquia torriense, 20 dos casos identificados pertencem à União das Freguesias de A-dos-Cunhados e Maceira, dois ao concelho da Lourinhã e um ao concelho de Bombarral.

Texto: ALVORADA com agência Lusa