Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteSustentável designada Entidade Embaixadora para o Pacto Europeu do Clima

european climate pact

A Comissão Europeia convidou a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste para integrar o grupo de Embaixadores do Pacto Europeu para o Clima. Trata-se de uma iniciativa da União Europeia que convida pessoas, comunidades e organizações a participarem na acção climática e a construírem uma Europa mais ecológica.

A OesteSustentável está representada neste grupo pelo seu director-executivo, Rogério Ivan Rodrigues, que é um dos oito primeiros embaixadores portugueses para o Pacto Europeu do Clima. A apresentação oficial decorreu no passado dia 16, em Bruxelas, com a presença de Frans Timmermans, vice-presidente executivo da Comissão Europeia, naquela que foi a sessão de lançamento do projecto e apresentação dos 200 europeus que terão entre os seus objectivos a promoção da acção climática, assim como o envolvimento dos diversos ‘stakeholders’ nos vários sectores de actividade, incentivando também a cooperação, a mobilização e participação da sociedade nas questões da acção climática.

Cumprindo uma década de vida, a OesteSustentável tem vindo a desenvolver diversos projectos na região Oeste, destacando-se o projecto de iluminação pública OesteLED, nos 12 concelhos oestinos, como também o facto de ser o parceiro nacional do projecto europeu ‘Living Streets’, coordenado pela ‘Energy Cities’. É, ainda, ‘Country Expert’ na iniciativa EUCF European City Facility, coordenado pelo consórcio europeu participado pela Fedarene, Energy Cities, Climate Alliance e Adelphi.

“Estima-se que nos seus 10 anos de actividade, a OesteSustentável tenha induzido melhorias na eficiência energética que resultaram numa redução de emissões de gases com efeito de estufa em mais de 15 mil toneladas de CO2eq, o que corresponde às emissões associadas ao consumo residencial de uma população de aproximadamente 10 mil habitantes”, refere em comunicado enviado ao nosso jornal a instituição oestina sediada nas instalações da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, nas Caldas da Rainha.

Recorde-se que a OesteSustentável é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, que tem como missão a promoção de acções integradas que contribuam para uma maior eficiência energética, para um uso racional da energia, bem como o aproveitamento e promoção da utilização de recursos renováveis, de forma a contribuir para a Sustentabilidade da Região Oeste num âmbito local, assim como para um Desenvolvimento Sustentável num âmbito global.

Texto: ALVORADA