Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Hospitais do Oeste com 70 infectados internados e urgências e enfermarias sobrelotadas

Hospital Caldas da Rainha II

Os hospitais públicos das Caldas da Rainha e de Torres Vedras estão em situação de sobrelotação nos serviços de urgências e nas enfermarias Covid-19, onde estão internados 70 doentes infectados, informou hoje o CHO - Centro Hospitalar do Oeste.

Nas duas unidades do Serviço Nacional de Saúde “estão actualmente internados 70 doentes em enfermaria Covid”, disse à agência Lusa a presidente do Conselho de Administração (CA) do CHO, Elsa Baião, admitindo que o número “ultrapassa a capacidade instalada” para doentes infectados com o novo coronavírus. O número de internamentos reflecte “um aumento de cerca de 40% no número de doentes Covid” assistidos desde o final do ano de 2020, sendo também “consequência de um surto interno”, informou o CHO.

Naquelas duas unidades verifica-se também “uma sobrelotação dos espaços” nos serviços de urgência geral, levando a que “actualmente os doentes críticos estejam a ser reencaminhados pelo CODU - Centro de Orientação de Doentes Urgentes do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) para outras unidades hospitalares, de acordo com a situação clínica”, esclareceu o CA. Trata-se de uma situação que “vai oscilando com períodos de maior ou menor pressão”, explicou Elsa Baião, clarificando que “as urgências não estão encerradas, mas apenas bloqueadas para CODU e INEM”. Ou seja, “todos os doentes que se desloquem directamente às urgências serão admitidos”, sublinhou a administradora.

Além daquelas duas unidades, o Centro Hospitalar do Oeste integra ainda o Hospital de Peniche, onde não está a ser efectuado internamento de doentes infectados com covid-19 e onde, “em meados de Janeiro”, se prevê a entrada em funcionamento de uma nova unidade de internamento. “As obras de remodelação da enfermaria iniciaram-se em Novembro e prevê-se que estejam concluídas a breve trecho”, permitindo a abertura de mais “21 camas” de internamento destinadas a doente não-Covid”, disse a presidente do CA. Desde o início da pandemia foram contratados para os três hospitais do CHO 173 novos profissionais.

O CHO tem uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

A pandemia de Covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infecção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 7.286 pessoas dos 436.579 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direcção-Geral da Saúde.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)