Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Montepio retoma serviços esta sexta-feira nas Caldas da Rainha

Montepio Rainha D Leonor Caldas

A Clínica Montepio Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha, prevê retomar todos os serviços esta sexta-feira, dando por controlado o surto de Covid-19 que levou à suspensão temporária do atendimento ao público.

Os serviços de atendimento ao público foram “temporariamente suspensos” a 24 de Dezembro, depois de ter sido detectado um surto de Covid-19 no Montepio Rainha Dona Leonor, nas Caldas da Rainha.

O presidente do Conselho de Administração (CA) do Montepio, João Marques Pereira, disse na altura à agência Lusa terem sido confirmados 18 casos de infecção pelo novo coronavirus: nove utentes do serviço de internamento, quatro enfermeiros e cinco auxiliares.

A instituição previa reabrir hoje os serviços ao público (consultas e exames médicos), porém, “devido a um problema técnico com parte dos testes realizados, foi necessário adiar a reabertura por 24 horas”, afirmou o administrador, salientando que “na sexta-feira estará tudo a postos para o funcionamento dos serviços a 100%”.

Durante a suspensão, 10 utentes, não infectados, foram temporariamente instalados na Escola de Sargentos do Exército, nas Caldas da Rainha, para permitir a desinfecção do espaço e a relocalização de utentes infectados. “Esses utentes já foram de novo instalados no Montepio e a situação do internamento normalizada”, confirmou Marques Pereira.

O Montepio Rainha Dona Leonor é uma Associação Mutualista, fundada em 1860, e que se dedica à prestação de cuidados de saúde, bem como à gestão de um lar e de um conjunto residencial para pessoas idosas.

De acordo com o último boletim de situação epidemiológica publicado pela Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, o concelho das Caldas da Rainha tem hoje 304 casos ativos de infecção. Desde o início da pandemia foram registados no concelho um total de 1.178 casos de Covid-19, dos quais 841 pessoas recuperaram e 33 morreram.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados