Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: surto no Lar de S. José de Torres Vedras tem agora 69 infectados

covid19

São agora 69 casos activos de infecção por SARS-CoV-2 no Lar de São José, em Torres Vedras, segundo revela hoje o boletim diário da situação epidemiológica no concelho emitido pela Câmara Municipal. São mais sete casos activos que a informação revelada ontem pela Instituição Particular de Solidariedade Social.

O secretário do conselho directivo do Lar de São José, Bruno Gigante, disse à agência Lusa que, na segunda-feira, um utente teve teste positivo à Covid-19, na sequência de uma deslocação ao serviço de urgência do Hospital de Torres Vedras. Na quarta-feira, as autoridades de saúde decidiram testar todos os 124 utentes e 90 funcionários, dos quais 62 vieram a ter hoje teste positivo. Desses, 55 são utentes e 12 são funcionários. A maioria dos utentes está assintomática e a recuperar no lar.

No âmbito do seu plano de contingência, a instituição separou os utentes por alas Covid e não-Covid, em função do resultado do teste, criou circuitos autónomos e equipas específicas para apoiar os utentes infectados. Todos os utentes passaram a usar máscaras de protecção. O Serviço Municipal de Protecção Civil de Torres Vedras já terá efectuado a desinfecção dos espaços.

Sobre a situação epidemiológica no Lar Vida Maior, na Maceira, o mesmo boletim municipal enviado ao ALVORADA apresentava com 10 casos activos de infecção por SARS-CoV-2, registando um novo caso recuperado.

No ‘cluster’ de casos de Covid-19 associados a empresas agrícolas do concelho, registava 10 casos activos de infecção e um novo caso recuperado.

O concelho de Torres Vedras é o que regista mais casos activos entre os 12 municípios que integram a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. Tem neste momento 549 doentes que estão a ser seguidos pelas autoridades. Já registou 34 óbitos desde o início da pandemia, sendo apenas superado pelo concelho das Caldas da Rainha, que lamenta 39 mortes de Covid-19.

Texto: ALVORADA