Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: CHO subiu para 103 camas de internamento para doentes nos hospitais de Torres e das Caldas

CHO logo

O Hospital de Torres Vedras dispõe de uma nova enfermaria destinada a doentes Covid, com lotação para 21 camas, por forma a reforçar a capacidade de resposta aos novos doentes vítimas da pandemia. Segundo revelou esta tarde o CHO - Centro Hospitalar do Oeste, num comunicado enviado ao ALVORADA, esta decisão foi tomada pelo Conselho de Administração “na sequência da elevada afluência de doentes à Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR-SU) da Unidade de Torres Vedras nos últimos dias”, destaca a instituição pública.

Aliás, verificaram-se “constrangimentos no tempo de espera para atendimento” no Hospital de Torres Vedras, nomeadamente ontem à noite, tendo sido partilhadas fotografias nas redes sociais com uma dezena de ambulâncias à espera para deixarem os seus doentes para tratamento médico. “Actualmente, não existem ambulâncias em espera no exterior desta Unidade Hospitalar”, refere o CHO.

Actualmente, o CHO dispõe de uma capacidade total de 103 camas de internamento para doentes Covid em dois dos três hospitais à sua guarda, nomeadamente na Unidade de Torres Vedras (68) e na Unidade de Caldas da Rainha (35). Ontem a lotação estava “perto do limite".

“Acrescenta-se ainda que na sequência dos constrangimentos sentidos verificou-se a necessidade de transferência de doentes para outros hospitais, no âmbito da habitual articulação e complementaridade entre instituições do SNS (Serviço Nacional de Saúde)”, esclarece ainda o Conselho de Administração presidido por Elsa Baião.

Quanto ao Hospital de Peniche, o CHO prevê que a unidade de internamento destinada a doentes não Covid-19, com capacidade para 21 camas, entre em funcionamento “a breve trecho”.

Surto no hospital de Torres Vedras com novos casos

O surto de Covid-19 no Hospital de Torres Vedras registou, nos últimos dois dias, 15 novas infecções, aumentando para 157 o total de casos confirmados, segundo o último boletim epidemiológico revelado pelo município. O surto contabiliza um total de 157 casos confirmados, dos quais 134 estão activos, 12 recuperaram e 11 morreram, de acordo com o boletim diário.

Baseando-se nos dados reportados pelo delegado de saúde e divulgados no boletim epidemiológico municipal, fonte autárquico esclareceu que o total de casos de infecção engloba utentes que foram contagiados quando estiveram internados na unidade por outras doenças, mas que estão a recuperar em casa. Os primeiros casos surgiram na semana do Natal.

Portugal contabilizou hoje 166 mortes relacionadas com a Covid-19 em 24 horas, e 10.947 novos casos de infecção com o novo coronavírus, segundo a Direcção-Geral da Saúde (DGS), dois novos recordes diários.  

O boletim epidemiológico da DGS indica ainda que estão internadas 4.653 pessoas, mais 93 do que na sexta-feira, das quais 638 em cuidados intensivos, ou seja, mais 16, em ambos os casos, também novos máximos.

Desde o início da pandemia, em Março de 2020, Portugal já registou 8.709 mortes associadas à Covid-19 e 539.416 infecções pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje activos 128.165 casos, mais 2.304 do que na sexta-feira. Segundo os dados da DGS, 71% dos novos casos registados hoje estão nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Norte.

Texto: ALVORADA com agência Lusa