Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Projecto turístico das Rotas das Invasões Francesas apresentou novas iniciativas

Bicentenario de Napoleao

Decorreu hoje, em formato ‘online’, o quarto Comité de Direcção do projecto ‘Interreg NAPOCTEP - Rotas Napoleónicas’ por Espanha e Portugal. Segundo um comunicado do Turismo Centro de Portugal enviado ao ALVORADA, “este é um importante produto turístico que junta as regiões transfronteiriças do Centro de Portugal e de Castela e Leão e que visa o desenvolvimento dos territórios abrangidos”.

A reunião serviu para apresentar trabalhos já desenvolvidos no âmbito do projecto, assim como apontar caminhos para o futuro. O destaque vai para a apresentação das rotas turísticas relativas à Terceira Invasão Francesa, que teve início em Julho de 1810 e terminou em Abril de 1811. No território nacional, a invasão iniciou-se em Almeida e continuou para o Bussaco, onde teve lugar uma importante batalha, tendo terminado nas Linhas de Torres Vedras, de onde os invasores retiraram, sem sucesso. “No encontro de hoje foi também lançado o desafio para que, no futuro, sejam integradas as rotas das duas primeiras Invasões Francesas, associando, deste modo, outros municípios com importante património histórico”, destaca o Turismo Centro de Portugal. Está assim aberta a porta à entrada neste projecto dos Municípios da Lourinhã e do Bombarral, por exemplo, tendo em conta a importância primeira invasão francesa de Portugal, no âmbito da Guerra Peninsular (1807–1814), que teve como episódios importantes as Batalhas do Vimeiro (21 de Agosto de 1808) e da Roliça (17 de Agosto de 1808), respectivamente.

Esteve presente nesta reunião a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, representada por Jacques Mattei e Eleonora Berti, os quais apresentaram as iniciativas previstas para a Comemoração do Bicentenário da Morte de Napoleão, que se comemora este ano e à qual os parceiros se vão associar.

O objectivo do projecto ‘Interreg NAPOCTEP’, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, é transformar o património da época das invasões francesas - assente nas Rotas Napoleónicas - num produto turístico de qualidade e sustentável, capaz de criar riqueza e emprego em zonas espanholas e do Centro de Portugal.

Recorde-se que o Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país, abrangendo 100 municípios, entre os quais os 12 que integraram a extinta Região de Turismo do Oeste.

Texto: ALVORADA