Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: CHO regista aumento de doentes internados mas garante controlo da situação

CHO logo

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste regista esta quarta-feira um total de 134 doentes Covid-19 internados em enfermaria, mais cinco que ontem, estando 43 na Unidade de Caldas da Rainha e 91 na Unidade de Torres Vedras. Em comunicado enviado ao ALVORADA, o CHO destaca que “apesar das limitações actuais”, os hospitais continuam a “adoptar medidas que permitam garantir a resposta a doentes Covid-19 e não Covid-19”.

A nova enfermaria aberta no Hospital das Caldas da Rainha, com capacidade para 27 camas de abertura progressiva, tem neste momento 15 camas abertas. Desde sexta-feira que o Hospital de Torres Vedras converteu mais 12 camas de enfermaria para tratamento de doentes vítimas da pandemia. A lotação Covid-19 no Centro Hospitalar do Oeste passará para um total de 142 camas. “Ao nível dos Serviços de Urgência Covid e não Covid, “a situação está presentemente controlada, não se verificando tempos de espera relevantes”, informa ainda a instituição pública.

O CHO recorda ainda, neste comunicado, que a população dos concelhos da sua área de influência (Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra), em caso de doença, deve recorrer em primeiro lugar ao Centro de Saúde. Caso se verifiquem sintomas compatíveis com doença respiratória, a população deve ligar para linha SNS 24 (808 24 24 24) ou dirigir-se às áreas dedicadas para doentes respiratórios - ADR dos Centros de Saúde - reservando as situações mais agudas e urgentes para serem assistidas nos hospitais deste Centro Hospitalar. Existem ADR dos Centros de Saúde a funcionar em Torres Vedras, Mafra, Lourinhã e Caldas da Rainha (todos os dias das 8h00 às 20h00), e em Alcobaça (todos os dias das 10h00 às 18h00).

“Apela-se à comunidade no sentido de cumprimento rigoroso do confinamento obrigatório e das restantes medidas de segurança preconizadas, minimizando as cadeias de transmissão, sendo este um excelente reconhecimento que poderão efetuar aos nossos profissionais de saúde”, destaca ainda a instituição, que, mais uma vez, enaltece publicamente “o esforço e dedicação dos profissionais de saúde do CHOeste, cujas forças não têm faltado neste difícil combate”.

Texto: ALVORADA