Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Covid-19: Monumento ao Carnaval de Torres presta homenagem aos profissionais da linha da frente

Monumento ao Carnaval de Torres 2021

O Monumento ao Carnaval de Torres Vedras implantado na Praça da República da cidade constitui um tributo do concelho a todos os que têm estado na linha da frente do combate à pandemia e neles reconhece o esforço de todos os portugueses e portuguesas. Com o título ‘A máscara faz a homenagem’, o monumento vai estar no local até 14 de Março.

Segundo a autarquia torriense, em comunicado enviado ao ALVORADA, o Monumento ao Carnaval tem representados vários grupos de profissionais que estiverem sempre a trabalhar apesar do confinamento, designadamente profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, estafetas, operacionais de limpeza urbana e operadores de supermercado. As figuras que retratam estes grupos de profissionais são contempladas por uma família, que é representada associada à palavra ‘obrigado’. O elemento comum entre todas estas personagens é a máscara que trazem no rosto. Até a caraça, símbolo do Carnaval de Torres Vedras, aparece representada com este equipamento de protecção individual.

“A sátira política e social que caracteriza o Carnaval de Torres Vedras não podia deixar de estar presente. Embora o núcleo central do monumento seja dedicado a estes profissionais, estão também instalados vários ‘smartphones’ gigantes que satirizam os principais temas da actualidade local, nacional e internacional”, destaca a edilidade.

Nos próximos dias, será divulgado um vídeo da construção do Monumento ao Carnaval para que todos os foliões possam conhecer esta obra sem saírem de casa. Entre os dias 12 e 17 são publicados diariamente episódios, no site e nas redes sociais do Carnaval de Torres Vedras, que retratam as vivências dos Reis do Carnaval. Recorde-se que, devido à pandemia, foram canceladas todas as actividades públicas carnavalescas pela Câmara Municipal.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMTV