Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PCP assinala centenário com acções em simultâneo na região Oeste

PCP 100 anos

O PCP assinala este sábado o centenário da sua fundação com uma série de iniciativas por todo o país, entre as quais uma intervenção pública em frente à Fortaleza de Peniche, que contará com a intervenção da dirigente comunista Mariana Rocha, membro do Comité Central. Segundo o programa comemorativo estão ainda marcadas outras duas iniciativas no Oeste, neste dia, concretamente, nas Caldas da Rainha, na Rua Miguel Bombarda (conhecida como Rua das Montras), com a intervenção de Ângelo Alves, membro da Comissão Política do Comité Central e responsável pela Organização Regional de Leiria, e, ainda, em Alcobaça, na Praça João de Deus Ramos (em frente à Câmara Municipal), com a intervenção de José Luís de Sousa, membro do Executivo e Secretariado da DORLeiria do PCP.

No concelho da Lourinhã não foi agendada nenhuma sessão pública, segundo apurou o ALVORADA junto do dirigente comunista José Soeiro, também membro eleito da Assembleia Municipal pela CDU. A decisão fica a dever-se, sobretudo, ao momento pandémico que estamos a viver e que não convida às pessoas, sobretudo as mais idosas, a virem para rua participarem em comemorações. Por isso, e por cautela, não foi agendada nenhuma acção no nosso concelho para assinalar a efeméride, que fica registada com a colocação de alguns cartazes em locais públicos.

O centenário da fundação do PCP será assinalado ao longo do ano e até Março de 2022. Em comunicado enviado ao ALVORADA, o partido releva que ao longo da próxima semana fará do seu centenário “uma jornada de luta, sobre os problemas com que os trabalhadores, o povo e o país se confrontam, de mobilização e exigência para a sua resolução, de defesa e afirmação do seu ideal e projecto libertador”. Entre os dias 4 e 10, o número especial do jornal ‘Avante!’ é dedicado ao Centenário do PCP e é vendido nas ruas pelos militantes.

Um Documento de Propaganda alusivo ao Centenário do PCP e centrado nos problemas dos trabalhadores e do povo, na necessidade da sua resolução e de uma política alternativa, é distribuído até domingo nas empresas e locais de trabalho que se mantêm em laboração, entre outros locais. Está ainda prevista a visita a empresas e grandes superfícies comerciais durante este sábado.

A semana terá o seu momento culminante no sábado à tarde, dia em que o PCP promoverá um conjunto cem iniciativas por todo o país, simultaneamente, sob o lema ‘100 anos, 100 acções - Liberdade, Democracia, Socialismo - Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento’.

Texto: ALVORADA
Fotografia: PCP