Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Presidente da Câmara de Torres Vedras perde "confiança política" na vereadora Cláudia Ferreira e retira-lhe pelouros

CM Torres Vedras

O presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras retirou os pelouros à vereadora Cláudia Horta Ferreira por "perda da confiança política" e esta considera-se vítima de difamação e quer avançar com uma queixa-crime para os tribunais.

Num despacho datado de segunda-feira, a que a agência Lusa teve acesso, Carlos Bernardes revoga, a partir de hoje, o despacho de 2017 em que atribuiu à vereadora os pelouros da coordenação geral dos serviços municipais, ambiente e sustentabilidade, protecção civil, jurídico e contencioso, comunicação, empreendedorismo, marca ‘Torres Vedras’, administração municipal e modernização administrativa, recursos humanos, qualidade, participação e cidadania e tecnologias de informação e comunicação. O edil socialista chama a si esses pelouros e a também socialista Cláudia Horta Ferreira "deixa" de exercer funções "a tempo inteiro ou meio tempo", por "quebra de confiança política", é justificado no despacho.

Na reunião pública de hoje, a vereadora contou que, na quinta-feira, foi chamada ao gabinete do presidente por alegado favorecimento numa obra que está a realizar na sua própria casa e esclareceu que o seu processo de obra foi "transparente", votado na câmara na sua ausência, e que "não foi em nada beneficiada" pelo cargo que exerce, nem "fez nada de ilegal". Na mesma reunião, Carlos Bernardes não prestou quaisquer esclarecimentos.

Cláudia Horta Ferreira, que foi excluída da lista candidata à câmara municipal nas próximas eleições autárquicas, aprovada no sábado pela comissão política concelhia do PS e dada a conhecer à comunicação social, adiantou que "está a reunir dados para instruir um processo por crime de difamação". Para a autarca, "bastava que lhe dissessem para sair".

Além de Cláudia Horta Ferreira, também não integra a lista à câmara o vereador Hugo Lucas, chamado ao gabinete de Carlos Bernardes por alegado envolvimento nas obras da casa da vereadora. Apesar de manter os pelouros e funções a tempo inteiro, o vereador justificou, na reunião de câmara, que "fiscalizar obras particulares compete a outro pelouro" e não a si.

Por o subempreiteiro das obras de Cláudia Horta Ferreira ser o mesmo que o das obras de uma requalificação a cargo da autarquia, Hugo Lucas esclareceu que o investimento "está realizado em obra" e que "cumpriu com o que era a sua função" na defesa do interesse público e na utilização dos dinheiros públicos.

Além de Carlos Bernardes, a lista socialista à câmara é composta por Laura Rodrigues, Ana Umbelino, Francisco Martins, Dulcineia Ramos, Rui Lopes, Nelson Pereira, Beatriz Mota e Ana Carolina Franco.

Na corrida autárquica à edilidade torriense está o ex-vereador socialista Sérgio Galvão pelo Movimento Cívico Unidos por Torres Vedras, o actual presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Bernardes, pelo PS, e o deputado Duarte Pacheco pelo PSD. Nas anteriores eleições autárquicas, o PS venceu em Torres Vedras, com maioria absoluta, elegendo seis elementos para o executivo, enquanto o PSD elegeu três.

Texto: ALVORADA com agência Lusa