Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bluefest: Santa Cruz acolhe evento dedicado à economia azul

bluefestsantacruz

‘A ciência, novas tecnologias e inovação para um oceano sustentável’ é o tema central da primeira edição do Bluefest, uma conferência que pretende promover a transição para uma economia azul e que está marcada para dia 5 de Maio, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras.

Para reflectir sobre os desafios em torno da economia azul nas próximas décadas e potenciar a partilha de boas práticas, o Bluefest irá abordar temas como áreas protegidas, erosão costeira, lixo marinho e plástico, comunidades locais, turismo azul e nomadismo digital, recursos e energias renováveis, alterações climáticas, pescas, aquacultura e segurança alimentar.

A primeira edição do Bluefest irá decorrer no Noah Surf House, sendo transmitida em meio digital, onde os utilizadores poderão frequentar diferentes salas e conteúdos, assim como visitar expositores e interagir com outros visitantes. O evento é organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pelo Greenfest, o maior evento de sustentabilidade em Portugal.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o Município de Torres Vedras refere que a realização do Bluefest assume particular relevância perante “uma realidade em que a actividade humana origina a perda de biodiversidade e a degradação dos ecossistemas marinhos”. A comunidade científica defende que “só uma mudança sistémica pode alterar o rumo, proteger os recursos genéticos e regenerar o ecossistema”. A educação, a investigação e o desenvolvimento científico assumem, assim, “um papel preponderante para o estabelecimento de uma economia azul sustentável”.