Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras abre no dia 25 de Abril

centroartestvd

Está agendada para o próximo dia 25, domingo, a inauguração do Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, o novo espaço cultural dedicado ao Carnaval. Através de um percurso expositivo que celebra a vida, o equipamento dará a conhecer uma expressão cultural que se manifesta em várias partes do mundo, mas também a história e as características do Carnaval de Torres Vedras.

‘Carnaval: Ritos, Artes e Criatividade’ é a exposição permanente neste espaço, que irá centrar-se numa multiplicidade cultural que tem como denominador comum o Carnaval, dando a conhecer mais de 30 carnavais de 7 regiões do mundo.

Também a história e as características do Carnaval de Torres Vedras têm lugar no CAC, que apresenta conteúdos históricos e pedagógicos originais. Na exposição permanente, os artistas locais que criam os carros alegóricos, as associações carnavalescas, matrafonas e até um corso aéreo ajudam a contar o percurso de um carnaval que acompanha a história e o desenvolvimento do país.

A primeira exposição temporária será denominada ‘Carnaval Desenhado’, que irá exemplificar a diversidade e transdisciplinaridade das artes que confluem para a expressão qualitativa carnavalesca. Através do seu processo criativo, a mostra dá a conhecer como três escultores e três cartunistas de renome mundial desenvolvem o seu trabalho - da ideia e objectivos da mensagem até ao objecto artístico final.

O equipamento irá, ainda, contar com uma loja com produtos oficiais e uma cafetaria que irá promover o contacto com produtores locais, tendo presente a sazonalidade e sustentabilidade alimentar.

O CAC está no centro do Programa Encosta - Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente, que consiste num conjunto de intervenções estruturantes que incidem sobre espaço público, equipamentos, habitação e mobilidade.

Centrando o seu conteúdo e actividade no Carnaval, “este equipamento pretende promover o desenvolvimento das práticas artísticas e da criatividade como formas de inclusão social, com reflexos positivos no sentimento de pertença junto das comunidades da Encosta de São Vicente e da cidade de Torres Vedras”, refere o município torriense num comunicado enviado ao ALVORADA.

Tendo em conta a crescente importância social e económica do Carnaval de Torres Vedras, este espaço pretende, ainda, promover a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento do tecido económico local.

Localizado na Encosta de São Vicente, a norte do rio Sizandro, a sua configuração actual resulta da reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal de Torres Vedras, através de um projecto de José Simões Neves - Gabinete de Arquitectura, Lda.

A construção conta com financiamento pelo Programa Operacional Regional do Centro, Portugal2020 e União Europeia por intermédio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Fotografia: CMTV