Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM recebe sessão de Certificação de Técnico de Protecção Civil

provascertificacaoprofissional

A Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) irá acolher a Prova de Certificação de Técnico de Protecção Civil, com início às 14h30 e término previsto para as 19h00 da próxima sexta-feira, dia 23. No total serão realizadas duas provas de Certificação Profissional, nos dias 23 e 30 de Abril, que vão certificar 19 candidatos, 18 bombeiros de várias corporações e 1 sapador florestal da OesteCIM. Os bombeiros lourinhanenses Carlos Santos e Nuno Rodrigues estão incluídos na prova de certificação desta sexta-feira.

Nas Provas de Certificação estarão presentes vários elementos, nomeadamente o Comandante Operacional Distrital, Carlos Guerra (representante da área da Protecção Civil); Sofia Mendonça (representante das Associações empresariais, OESTECIM); Comandante dos Bombeiro de Óbidos/Coordenador da Protecção Civil de Óbidos, Marco Martins (formador que acompanhou os candidatos em processo); Joana Duarte (formadora com qualificação técnica da área de educação e formação do referencial de bombeiro); e Carlos Silva (formador com qualificação técnica da área de educação e formação do referencial de bombeiro).

Na sua página da internet, a OesteCIM refere que estas certificações assentam, numa primeira fase, no reconhecimento das competências adquiridas em contexto formal, informal e não formal de cada candidato na área da Protecção Civil. “Após essa análise será disponibilizada formação externa através de entidades parceiras e formação interna, pelo formador da área afecto ao Centro Qualifica”.

Esta formação tem como objectivo “colmatar necessidades formativas nas Unidades de competências onde os candidatos não têm ou têm poucas competências”. Após o reconhecimento de todas as competências do Referencial de Técnico de Protecção Civil, o candidato é sujeito a uma Prova de Certificação onde terá que demonstrar as competências adquiridas ao longo do seu percurso profissional e/ou associativo na área a que se candidata.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados