Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Valorsul oferece ao 1º ciclo campanha de sensibilização online

asolucaoereduzir

 

No Dia Mundial da Terra, a Valorsul apresenta a campanha de sensibilização 100% digital 'A Solução é Reduzir' que tem como objectivo sensibilizar o 1º ciclo para o problema da crescente produção de resíduos.

O projecto já está disponível online em www.asolucaoereduzir.com para que todas as escolas e famílias possam aceder aos seus conteúdos. O kit de sensibilização inclui o Livro Digital Animado 'Qual é a solução?', que conta a história do Manuel, um motorista que recolhe o lixo e da sua preocupação com a quantidade cada vez maior de resíduos que as pessoas fazem; a original Música do Manuel com dicas para a redução e reutilização e ainda actividades associadas à Redução, Reutilização e Reciclagem.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Valorsul explica que durante o 3º período, 300 turmas vão receber uma acção de sensibilização por videoconferência para dinamizar os conteúdos. Numa sessão interactiva entre quatro turmas, explorada de forma lúdica e educativa, "pretende-se levar os mais novos a reflectir sobre a mudança de hábitos diários necessária para reduzir a quantidade de resíduos que fazemos em casa e na escola".

A redução dos resíduos "é a medida mais importante na hierarquia da gestão de resíduos: o primeiro dos 3Rs". É por isso que surge este projecto com conteúdos dedicados especificamente a este tema, "em que a Valorsul aposta na formação para a prevenção".

Para além das acções de sensibilização, a Valorsul deu continuidade aos concursos interescolas, em que estão a participar 189 escolas no AMARELO - separação de plástico e metal - e 179 escolas no AZUL - separação de papel e cartão. Além disso, cerca de 30 instituições participam também separando os seus recicláveis.

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos de 19 municípios da zona de Lisboa e região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. A empresa valoriza 20% de todo o lixo doméstico produzido em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. Produz e exporta para a rede eléctrica 2% dos consumos domésticos nacionais.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados