Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: exposição ‘Mãe Nossa’ alerta para a necessidade de preservar o mundo marinho e o planeta

exposicaomaenossa

Abre esta quinta-feira ao público, a exposição ‘Mãe Nossa’, da autoria do biólogo marinho e fotógrafo de conservação Nuno Vasco Rodrigues, e da escritora Ana Filomena Amaral, que nos três romances da trilogia ‘Mãe Nossa’ expressa a sua preocupação sobre o destino do planeta. A exposição estará patente até dia 28 de Maio na Biblioteca da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche.

Através desta exposição, composta por imagens do mundo marinho e textos do primeiro romance de Ana Filomena Amaral ‘O Director’, pretende-se “revelar a beleza que encerra o oceano atlântico e as ameaças que enfrenta devido à acção do homem”, sendo este um contributo dos autores “para despertar as consciências e ajudar a mudar o paradigma da existência da humanidade à face da terra, para que as gerações vindouras herdem um futuro digno”, referem os autores num comunicado enviado ao ALVORADA. 

No dia 10 de Maio, pelas 21h30, será realizada uma apresentação e visita guiada à exposição, onde se podem testemunhar os encontros que o mergulho do fotógrafo e biólogo Nuno Vasco Rodrigues captou da vida subaquática, com cada imagem a carregar a expressão de uma admiração profunda por cada ser. Iluminados pelos raios de luz que penetram a água, pretende-se levar o público a nutrir o sentido de conservação e de reflexão urgente no nosso tempo.

Nuno Vasco Rodrigues licenciou-se em Biologia Marinha para poder estudar a vida marinha e tornou-se mergulhador para poder chegar mais perto desse mundo subaquático que tanto o fascina. Quando estava a elaborar o seu primeiro livro, percebeu que podia usar a fotografia para partilhar as maravilhas subaquáticas, mas também as ameaças enfrentadas hoje em dia pelas espécies e ecossistemas marinhos. Através da fotografia, espera poder contribuir para a alteração de comportamentos necessários para uma redefinição do futuro comum no planeta azul.

Ana Filomena Amaral dedica a trilogia ‘Mãe Nossa’ aos problemas ambientais na convicção de que a palavra é uma arma e os que a usam devem com ela lutar por causas que achem ser determinantes para o bem da humanidade, e do seu berço, a terra. No primeiro livro da trilogia ‘O Director’, o principal protagonista é o mar e todos os males que lhe infligimos, sendo que o segundo, intitulado ‘Gelos’, centra-se no Ártico e nos problemas do degelo. Por fim, a história do terceiro livro ‘Desertos’ passa-se no Saara, com todos os dramas humanitários que ele encerra.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados