Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: 'Do Mar à Sociedade' dá mote a conferência internacional promovida pela ESTM

ESTM

O Politécnico de Leiria, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério do Mar, vai promover esta terça-feira, entre as 9h00 e as 13h00, uma conferência internacional subordinada ao tema ‘Do Mar à Sociedade’, em formato ‘online’. Organizada sob a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, a conferência vai reunir diversos especialistas, investigadores e actores da chamada ‘economia azul’.

Segundo a organização, a conferência será um encontro internacional focado na partilha e valorização de conhecimento e tecnologia para a sustentabilidade, valorização dos recursos marinhos e para o desenvolvimento socioeconómico das comunidades costeiras. “Serão abordados exemplos concretos de inovação em sectores industriais da bioeconomia azul, de parcerias entre cientistas e actores da economia azul, e abordagens diferenciadoras das comunidades costeiras com impacto nas actividades turísticas e industriais”, destaca o Politécnico de Leiria em comunicado.

Pela manhã serão realizados dois painéis de discussão ‘online’: o primeiro painel incidirá sobre a sustentabilidade apoiada no conhecimento e na importância das redes colaborativas europeias para a bioeconomia azul; o segundo painel incidirá sobre a valorização das identidades costeiras na Europa associadas à sustentabilidade dos recursos e à resiliência social das comunidades piscatórias.

Durante a tarde vão decorrer algumas iniciativas culturais na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, em Peniche. As actividades consistirão num ‘show cooking’ que irá ilustrar a gastronomia europeia com base nos recursos do mar, numa visita guiada à exposição fotográfica sobre os oceanos, intitulada ‘Mãe Nossa’, e no relançamento do livro ‘Do Mar ao Prato’, editado em 2016, que agora apresentará uma versão bilingue. A iniciativa termina com a inauguração da exposição ‘Ilha’, patente ao público na ESTM.

Este evento decorre em formato digital entre as 9h00 e as 13h00. O programa e mais informações sobre a conferência estão disponíveis em www.sea2society.ipleiria.pt.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados