Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras vai ter sistema de recolha de biorresíduos

bioresiduos

Foi aprovada a candidatura ‘Torres Vedras + BIO’ apresentada pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras ao ‘Aviso POSEUR-11-2020-15- Investimentos com vista à Recolha Selectiva e Valorização de Biorresíduos em Portugal Continental’.

Esta acção permitirá iniciar a transformação do actual paradigma de recolha e tratamento de resíduos no concelho torriense, no sentido da efectivação de uma economia circular.

Implementar a recolha selectiva de biorresíduos no município, reduzir a quantidade de resíduos cujo destino final é o aterro sanitário e preparar a implementação de um sistema ‘Pay As You Throw’ (PAYT), que premeie as boas práticas e conduza ao aumento da eficiência da recolha de resíduos são os objectivos desta operação.

A operação prevê a implementação, até 2023, de quatro acções de recolha de biorresíduos, com uma valorização anual de 2.332 toneladas: recolha de biorresíduos na cidade; recolha de biorresíduos em Cantinas Escolares; recolha de biorresíduos no Mercado Municipal e na Cantina do Serviço Social do Município; e recolha de biorresíduos em Restaurantes, Unidades hoteleiras e Mercados.

O custo total do investimento é de 675.819 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 73.98%.

Texto: ALVORADA