Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Oeste: Docapesca anuncia investimento de mais de 243 mil euros nos portos de pesca de Peniche e Nazaré

Porto de Pesca Peniche Docapesca

A Docapesca está a reabilitar os portos de pesca da Nazaré e de Peniche, num investimento superior a 243 mil euros que contempla a reparação de várias estruturas, informou a empresa pública em comunicado. A empresa responsável pela exploração de portos de pesca e lotas e todo o país anunciou hoje o lançamento de um concurso público para a instalação de uma central fotovoltaica no Porto da Nazaré e a adjudicação da reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo neste porto e no de Peniche.

De acordo com a Docapesca - Portos e Lotas, S.A, a instalação da central fotovoltaica para autoconsumo na Nazaré alia duas fontes fornecedoras de energia, UPAC e a rede elétrica existente, sendo composta por 270 painéis de 310Wp. No comunicado, a empresa acrescenta que “a estrutura de fixação dos módulos permite a produção de energia renovável e, simultaneamente, o sombreamento de viaturas estacionadas junto do edifício da GNR e For-Mar”. A execução da empreitada tem um preço-base de 115.000 euros.

Já a reabilitação dos farolins de assinalamento marítimo das barras dos portos de pesca da Nazaré e Peniche representa um investimento de 43.350 euros e, segundo a Docapesca, contempla um conjunto de trabalhos. Entre as intervenções estão o tratamento de armaduras danificadas e reparação de betão, a pintura de superfícies e a montagem de varandins, escotilhas e portas de acesso ao interior dos referidos assinalamentos, pode ler-se no comunicado. As obras inserem-se num investimento total de 243.350 euros que está a ser feito pela empresa para melhorar as condições dos dois portos de pesca.

No porto de Peniche foi já feita a reabilitação da pavimentação do cais de descarga do cerco, obra que representou um investimento de cerca de 85.000 euros, visando a melhoria de eficiência das operações e a capacidade de resposta às embarcações que utilizam o cais. Em Maio, a Docapesca tinha anunciado que este mês deveria arrancar a reabilitação da lota do Porto da Nazaré, uma empreitada de quase 250 mil euros para requalificar a área da primeira venda de pescado, as áreas reservadas ao público e aos trabalhadores, as instalações e equipamentos de higienização e áreas de conservação de pescado

A Docapesca - Portos e Lotas, SA é uma empresa do Sector Empresarial do Estado, tutelada pelo Ministério do Mar, responsável por uma rede de 23 lotas e 36 postos de vendagem. A empresa tem sede em Lisboa e conta com cinco delegações no território continental: Norte e Matosinhos, Centro Norte, Centro, Centro Sul e Algarve.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Docapesca