Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Municípios do Bombarral e Cadaval inauguram centro intermunicipal de recolha de cães

Canil Municipal de Peniche

Os Municípios do Bombarral e do Cadaval inauguram ao fim da tarde o CRAI - Centro de Recolha Animal Intermunicipal, um investimento de cerca de 800 mil euros que vai começar a receber animais abandonados nos dois concelhos. É o equipamento do género mais recente na nossa região.

Este equipamento público foi cofinanciado em cerca de 100 mil euros pelo programa governamental de concessão de incentivos financeiros para a construção e modernização dos centros de recolha oficial de animais de companhia. O CRAI foi construído num terreno que pertence às duas autarquias, onde em 2001 foi selada uma lixeira intermunicipal após a inauguração do Aterro Sanitário do Oeste.

"Fazia muita falta, porque nenhum dos dois municípios tinha condições para receber animais e os cães errantes tinham de ir para canis de associações de animais ou para Alenquer ou Torres Vedras", no caso do concelho cadavalense, justificou o presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, em declarações à agência Lusa. No caso do Bombarral, existe um canil provisório que é explorado pela Associação Amigo Fiel numa estrutura adaptada pata o efeito que foi cedida pela edilidade.

O CRAI dispõe de 48 boxes para cães (24 para cada município) e de um edifício com gabinetes para os veterinários, salas de quarentena, sala de cirurgia, espaços para atendimento administrativo, e armazenagem de rações e outros produtos. Do projeto constava a construção de um gatil, mas foi adiada, por obrigar as duas autarquias a comprarem mais terreno.

Apesar de passarem a ter condições para recolher animais, o autarca cadavalense sublinhou que as duas autarquias têm de "apostar na sensibilização para não haver abandono e para a adopção de animais". Os cães vão ser adoptados depois de vacinados, esterilizados e terem ‘chip’. O abrigo tem capacidade para receber entre uma centena e uma centena e meia de animais, mediante o porte de cada um.

Os dois municípios vão estabelecer hoje parcerias individuais com a Associação Amigo Fiel (Bombarral) e a Associação Protectora dos Animais do Cadaval para colaborarem na recolha, no tratamento e nas adopções dos animais. A cerimónia encerra o programa comemorativo do feriado municipal do Bombarral, que está a ser celebrado, desde ontem à noite, com diversas iniciativas que estão também a decorrer ao longo do dia.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMP (arquivo)