Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Turismo Centro de Portugal homenageou a título póstumo o autarca torriense Carlos Bernardes  

Carlos Bernardes TCP 15072021

A Turismo Centro de Portugal homenageou várias personalidades que se destacaram em benefício da actividade turística, entre as quais o falecido presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, numa cerimónia emotiva em que se recordaram pessoas que desapareceram recentemente. A ocasião serviu também para entregar os prémios anuais desta organização responsável pela promoção turística dos 100 concelhos da região Centro, entre os quais os 12 que integram a antiga Região de Turismo do Oeste.

Nesta cerimónia, que decorreu na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, foram ainda homenageados Jorge Coelho (político, gestor e empresário), João Ataíde das Neves (deputado, secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz) e António Almeida Henriques (secretário de Estado e presidente da Câmara Municipal de Viseu). A entrega de prémios foi “um momento particularmente tocante” quando, na presença dos familiares, foram homenageadas estas personalidades que já não estão entre nós e que “muito fizeram pela região Centro de Portugal”.

Na cerimónia, refere em comunicado o Turismo Centro de Portugal, o presidente Pedro Machado destacou o facto de que as distinções ontem atribuídas “não são apenas prémios de reconhecimento e de mérito”. “O que aqui celebramos é a marca Centro de Portugal. Uma marca com um percurso notável nos últimos anos, que foi capaz de ganhar o seu próprio posicionamento no contexto nacional e internacional, num percurso que nos honra e orgulha a todos”, considerou. Igualmente presente na cerimónia, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, deixou uma mensagem de ânimo e conforto para todos os presentes. “Celebrámos pouco no ano passado, celebramos ainda muito pouco este ano e precisamos de celebrar mais. O Turismo é um setor de afectos, um setor de pessoas para pessoas.  Deixo uma palavra de ânimo para quem hoje vê o seu trabalho ser reconhecido e para todos nós, que temos de dar o nosso melhor para sairmos destes tempos difíceis”, sublinhou a governante.

Foram igualmente distinguidas pessoas e instituições que levam mais longe a marca Centro de Portugal a nível turístico. Este ano, os prémios foram atribuídos à Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, na figura da sua presidente, Olga Cavaleiro; à Associação da Rota da Bairrada, com Jorge Sampaio a receber a distinção; ao ‘chef’ Diogo Rocha, do restaurante premiado Mesa de Lemos; e ao músico, compositor e intérprete José Cid, que celebra 60 anos de carreira e que presenteou a audiência ao piano com a interpretação de dois temas.

Finalmente, foram entregues os prémios anuais da Turismo Centro de Portugal: o Prémio José Manuel Alves - Concurso de Empreendedorismo Turístico e o Concurso de Teses Académicas, que premeia as melhores teses de doutoramento e mestrado no âmbito do Turismo. O júri final da 6.ª edição dos Prémios José Manuel Alves agraciou três candidatos. O projecto ‘Contigo, Há Descoberta’, de Maria José Fonseca, presidente da ASTA - Associação Sócio Terapêutica de Almeida, foi o grande vencedor. Esta é uma iniciativa desenvolvida na Aldeia Histórica de Almeida, em que pessoas com deficiência trabalham ativamente num projeto de turismo social e de natureza. Na segunda posição ficou o projecto ‘Escape Out’, de Hélder Duarte, que  leva para o exterior o conceito de ‘Escape Rooms’, fomentando os passeios e caminhadas pelas cidades e dando a conhecer as zonas históricas dos espaços urbanos apenas com o telemóvel e em família ou com o grupo de amigos. O terceiro lugar foi para o projecto ‘GUIA - Guia de Utilização Interativa Aplicado ao Turístico do Estrela Geopark’, da Associação Geopark Estrela. Este projecto visa uniformizar a informação da oferta turística de todo o território do Estrela Geopark numa só plataforma, permitindo aos visitantes a construção de itinerários de acordo com os seus interesses.

O júri do 5.º Concurso de Teses Académicas premiou, como autora da melhor Tese de Mestrado, Ana Martins Maia, com a tese ‘Factores Críticos de Sucesso em Estabelecimentos Hoteleiros: o Caso das Pestana Pousadas de Portugal’. A melhor Tese de Doutoramento foi para ‘Sistemas de Gestão de Destinos Turísticos: Contribuições para a sua Adopção e Implementação, da autoria de João Pedro Estêvão.

Texto: ALVORADA com TCP
Fotografia: TCP