Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: Mercado Oitocentista no âmbito do festival ‘Novas Invasões’ tem início esta quinta-feira

mercadooitocentistatvd

No âmbito da 4ª edição do festival ‘Novas Invasões’, Torres Vedras acolhe a partir desta quinta-feira, mais um Mercado Oitocentista, no Largo de Wellington, no Largo de São Pedro e na Rua Almirante Gago Coutinho.

Tendo em conta que o festival ‘Novas Invasões’ é um evento que tem como ponto de partida a evocação da resistência à terceira invasão francesa a Portugal e a construção das Linhas de Torres, o Mercado Oitocentista expressará até dia 5 de Setembro a actividade humana na região de Torres Vedras no início do século XIX, rica em vivências e costumes.

Este mercado será recriado por companhias e grupos de teatro profissionais, associações e grupos de recriação histórica, figurantes e operadores locais. Ao todo, e em conjunto, serão apresentados vários quadros cénicos, constituindo um único espectáculo, permitindo ao público emergir na recriação de uma época.

De referir que vários dos quadros cénicos a apresentar recriarão vivências relacionadas directamente com a terceira invasão francesa (‘Hospital de campanha’, ‘Guerrilha da terra queimada’, ‘Vidas do tempo das invasões’, ‘Bartolomeu Erudito’, ‘Le cache and seek’, ‘Mulher do boi’ e ‘Camponês’). Serão ainda apresentados outros quadros cénicos, relativos a vivências quotidianas da região de Torres Vedras no início do século XIX (‘Ofícios à época’, ‘Exposição de animais’, ‘A vida na taberna’ e ‘Agapito e Ubaldina’).

O mercado oitocentista funcionará nos dias 2 e 3 de Setembro das 18h00 às 21h00 e nos dias 4 e 5 de Setembro das 15h00 às 21h00.

Tendo em conta o actual contexto pandémico não haverá oferta gastronómica, estando, no entanto, disponíveis menus de gastronomia oitocentista em oito restaurantes do concelho de Torres Vedras (A Colmeia, restaurante do Hotel Golf Mar, Mezza, Moinho do Paúl, O Beirão, O Patanisca, O Tacho e Roots).

Mais informação sobre o festival ‘Novas Invasões’ pode ser consultada no site do evento em Novas Invasões (novasinvasoes.pt)

Fotografia: Câmara Municipal de Torres Vedras