Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Assinado protocolo entre Município de Alenquer e a Associação Geoparque Oeste para dinamização da região

protocoloalenquerageo

Promover o desenvolvimento sustentável do património natural da região Oeste foi o objectivo do protocolo assinado entre o Município de Alenquer e a AGEO - Associação Geoparque Oeste. A parceria foi formalizada no passado dia 3, numa cerimónia que contou com a presença dos presidentes Pedro Folgado e João Serra, da Câmara Municipal de Alenquer e da direcção do AGEO, respectivamente. O anúncio desta sessão foi feito hoje, em comunicado enviado ao ALVORADA, pela autarquia alenquerense.

Dinamizar a região Oeste, considerando os seus fortes atractivos para os locais e visitantes, resultantes da importância geológica e do potencial científico deste território é o objectivo da AGEO.

Na ocasião o presidente alenquerense referiu que “temos muito para partilhar, não só em termos de território, mas também em termos históricos, como por exemplo o que tem sido descoberto na Serra de Ota”. Pedro Folgado afirmou ser muito importante “na nossa história local esse ícone que é a Serra de Montejunto. Fiquei muito satisfeito por pertencer a esta associação. Consideramos um parceiro importante. Esta assinatura de protocolo dá ainda maior legitimidade ao processo. Estamos todos curiosos para ver que trabalho podemos vir a realizar neste âmbito”.

Por outro lado, o presidente da AGEO referiu esperar que a Geoparque do Oeste seja mais uma chancela UNESCO, que traga mais pessoas ao território e mais conhecimento acerca da geoconservação, criando dinâmicas ao nível da educação sobre o tema. “Só através da educação é possível perpetuar todo o património natural que temos. Tendo essa atracção, trazemos mais pessoas, mais valor aos nossos territórios e criamos oportunidades que queremos que aconteçam. Agradeço ao Município de Alenquer, do fundo do coração, por ter acreditado em nós”, frisou João Serra, também vereador no Município da Lourinhã.

O acordo irá vigorar nos próximos cinco anos e prevê a colaboração entre as duas entidades no desenvolvimento sustentável do património natural da região.

Para além de Alenquer, fazem também parte do projecto Geoparque Oeste outros cinco municípios da região: Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados