Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

CHO garante reforço de enfermeiros para as urgências do Hospital das Caldas da Rainha

Hospital Caldas da Rainha II

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste emitiu um comunicado acerca da situação que se vive no Hospital das Caldas da Rainha, informando que “foi autorizada a contratação de profissionais de enfermagem para reforço do Serviço de Urgência” desta unidade. Este serviço “mantém-se em funcionamento, garantindo a prestação de cuidados à população da sua área de influência, apesar dos constrangimentos identificados”. Refere ainda o organismo público presidido por Elsa Baião que “manifesta apreço pela disponibilidade dos profissionais de saúde em manter as vias de diálogo abertas”.

Recorde-se que esta quinta-feira cerca de duas dezenas de enfermeiros do serviço de Urgência do Hospital das Caldas da Rainha recusaram aceitar a passagem de turno e concentraram-se em protesto, exigindo a contratação de mais profissionais para aquele serviço, que está sobrelotado. “A falta de enfermeiros nas urgências é um problema recorrente, que tem sido várias vezes denunciado à administração [do Centro Hospitalar do Oeste - CHO] e que continua sem resolução”, disse na ocasião à agência Lusa o delegado sindical do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) Ivo Gomes. A forma de protesto escolhida foi “a recusa em aceitar a passagem do turno”, o que implica que os enfermeiros que fizeram o turno entre a meia-noite e as 8h00 tivessem que se manter ao serviço. Denunciar “a escassez de enfermeiros no serviço que se encontra sobrelotado”, fazendo, segundo Ivo Gomes, com que haja “uma média de 16 ou 17 doentes para cada profissional”, foi o objectivo desta acçãoUm rácio que impede “a garantia de uma assistência em condições aos doentes, muitos dos quais ficam na Urgência, em macas, por 24 ou 48 horas, sem serem transferidos para outros serviços”, acusa o SEP.

Cansados de esperar pela abertura de concurso “prometida pelo Governo e que previa a contratação de 2.200 enfermeiros”, os enfermeiros do CHO exigem à administração “a contratação de mais enfermeiros e a reorganização dos serviços”, por forma a que não haja enfermeiros a “terem que fazer turnos duplos e trabalhar cerca de 500 horas por mês, ao invés das 140 a 150 que lhes competiam fazer”.

O conselho de administração do CHO informa ainda, neste comunicado enviado ao ALVORADA, que “até final deste ano” prevê a conclusão da empreitada para remodelação e ampliação do Serviço de Urgência do hospital público caldense. A expansão e remodelação deste serviço – um investimento superior a 1,7 milhões de euros - dotará esta unidade de uma segunda Sala de Observação e ampliará a Urgência Pediátrica, “permitindo aumentar a capacidade de resposta à população”.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA (arquivo)