Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caldas da Rainha: encontro reúne profissionais, investigadores e pedagogos da Tipografia e Design de Tipografia

ccc

‘Reencontro’ é o mote do 11º Encontro de Tipografia que vai decorrer dias 25 e 27 de Novembro, no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha. Realizado de ano para ano em diferentes instituições portuguesas de ensino superior, o evento é este ano promovido pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, reunindo profissionais, investigadores, pedagogos, estudantes e parceiros da indústria da Tipografia e Design de Tipografia. A iniciativa inclui conferências de oradores convidados, comunicações revistas por pares (peer-reviewed), oficinas e exposições.

Reunir os principais interlocutores a nível nacional e internacional na área da Tipografia e Design de Tipografia, cruzando a divulgação de conhecimento técnico e científico com a discussão, aprendizagem, inspiração e pensamento crítico em torno da utilização e representação visual das letras são os objectivos deste encontro.

O 11º Encontro de Tipografia começa com a realização de workshops na ESAD.CR, esta quinta-feira, a partir das 10h00, sobre as temáticas ‘Animação de Variable Fonts’, ‘Exploring New Hadwriting Latin Script Styles’, ‘Introdução ao Design de Tipografia’, ‘O Homem do Saco’, ‘SLOType Take a Spin in Agile Type Design’, ‘TIMOS Experiência Modular’ e ‘Design e Produção de Fontes Variáveis’.

Já no dia 26 de Novembro, às 09h45, tem lugar a sessão de boas-vindas no pequeno auditório do CCC, seguindo-se um dia repleto de conferências, que terminam pelas 18h00. O dia encerra com um jantar às 20h00.

O último dia do Encontro de Tipografia começa pelas 09h30, com um café da manhã, seguindo-se a realização de distintas comunicações. A sessão de encerramento está agendada para as 18h00, à qual se segue a realização da Assembleia Geral da ATIPO - Associação de Tipografia de Portugal.

A 11.ª edição do Encontro terá um formato híbrido, online e presencial. De forma a assegurar o distanciamento social, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, a participação presencial nas conferências será limitada à lotação da sala, de acordo com as normas da Direcção-Geral da Saúde em vigor à data do evento.

Mais informações sobre os oradores convidados e as oficinas que vão decorrer estão disponíveis em http://11et.ipleiria.pt/.

A primeira edição do Encontro de Tipografia ocorreu há 11 anos na ESAD.CR, tendo reunido então professores, estudantes e profissionais em torno do tema ‘O ensino da tipografia em Portugal’.

Fotografia: Direitos Reservados