Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO: alunos realizaram actividade ecológica na Praia Azul e receberam árvores para plantar

actividadeecologica1

Os alunos da Turma T8 do 2º ano do Curso Técnico de Turismo da ESCO - Escola de Serviços e Comércio do Oeste, realizaram a 9 de Novembro, uma visita ao terreno, na Praia Azul, no concelho de Torres Vedras.

Na ocasião, os alunos usufruíram de uma sessão de esclarecimento no local feita por técnicos do Aspiring Geoparque Oeste, durante a qual puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre o que é um Geoparque e as suas características identitárias específicas. Puderam ainda compreender a sua relevância para a Qualidade do Destino e para a criação de produtos turísticos sustentáveis e endógenos.

Por outro lado, em estreita colaboração com a Associação Oceanos sem Plástico, estes futuros técnicos de turismo foram sensibilizados para a importância do comportamento individual e colectivo na preservação dos recursos naturais e fizeram ainda uma acção de limpeza de praia onde foram recolhidos cerca de 27 quilos de resíduos.

Na sequência desta actividade de terreno os alunos irão elaborar em sala de aula um pequeno ‘Guia de Boas Práticas para o Turista Sustentável’, em três idiomas distintos (português, inglês e francês) de modo a reflectirem sobre as aprendizagens obtidas nesta actividade, quer em termos pessoais como profissionais.

Município de Torres Vedras ofereceu a todas as escolas do concelho uma árvore aos alunos

Como oferta de boas-vindas ao novo ano lectivo, o Município de Torres Vedras ofereceu a todas as escolas do concelho uma árvore aos alunos com o objectivo de sensibilizar os estudantes e as famílias para a importância da sustentabilidade e alterações climáticas através da plantação de pinheiros-bravos.

Sendo uma sugestão do município abordar com os jovens esta temática das alterações climáticas, a ESCO, como Eco escola, juntou-se à causa e, de 30 de Setembro a 19 de Outubro, preparou para as suas 18 turmas actuais uma sessão de enquadramento da actividade, realizada por dois elementos da equipa do Eco Escolas da ESCO, no auditório da escola; a visualização de um documentário sobre as causas e consequências das alterações climáticas (https://www.youtube.com/watch?v=yyMQrhVejs4); e a reflexão conjunta sobre o documentário e sobre o que cada um pode fazer para evitar o agravamento das alterações climáticas.

Neste seguimento, foi explicado que a oferta da árvore teria que ser aceite com responsabilidade e só as levaram os alunos que efectivamente se responsabilizaram pela sua plantação, tendo sido solicitado que cada aluno pudesse enviar uma fotografia para a equipa Eco Escolas a plantar a árvore oferecida.

As árvores que não foram levadas pelos alunos foram distribuídas pelos docentes e não-docentes, que acarinharam igualmente esta iniciativa.

actividadeecologica2

Fonte: ESCO
Fotografias: ESCO