Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras integra lista finalista de concurso sobre envelhecimento activo

CCDR Centro envelhecimento ativo

O Município de Torres Vedras é o único da nossa região integra a lista com os 10 projectos finalistas da edição deste ano do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Activo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra).

Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que, refere em comunicado a CCDR Centro, “traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica”, sendo 7 da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro, que abrange os 12 municípios do Oeste.

Os vencedores serão revelados no 8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorrerá no dia 7 de Dezembro em Coimbra. “Com esta actividade, a CCDRC, no contexto dos seus objectivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projcetos e iniciativas que promovem o envelhecimento activo e saudável na região Centro”, refere a nota enviada ao ALVORADA.

Esta edição apresenta a particularidade e a novidade de pretender também conhecer formas inovadoras de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento activo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia provocada pela Covid-19.

As 10 boas práticas finalistas nas três categorias são:

Categoria Conhecimento+: ‘Carrinho A-Mexer’, da AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro; ‘Walk-ID’, da Universidade de Aveiro.

Categoria Saúde+: ‘CENTR(AR): pulmões em andamento’, da Universidade de Aveiro; ‘Hospital amigo dos + velhos’, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC, Cantanhede); ‘Mais Saúde no Trabalho’ (Cantanhede), da Grestel - Produtos Cerâmicos, SA (Vagos).

Categoria Vida+: ‘Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores’, da Câmara Municipal de Torres Vedras; ‘Maiores Pela Janela’, da Câmara Municipal de Ílhavo; ‘Palco em Casa’, da Sociedade Artística Musical dos Pousos (Leiria); ‘Projecto de Inovação Social Ombro Amigo’, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida (Ourém); ‘VirtuALL’ (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego (Cantanhede).

Texto: ALVORADA